terça-feira, 30 de novembro de 2021

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA

 Agrupamento dá “Papel por Alimentos”

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou, mais uma vez, na campanha "Papel por Alimentos".

Dinamizada pela Biblioteca Escolar, a ação reuniu cerca de 200 kg de papel de jornais/revistas, fotocópias e livros retirados de circulação, que foram entregues no Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo.


No âmbito de uma rede de solidariedade, o papel recolhido foi transportado por uma IPSS do concelho, o Centro de Dia de Cuíde de Vila Verde, por ocasião de uma viagem ao Banco Alimentar para levantar produtos.

A campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares básicos, por empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.

Com esta ação, promoveu-se na comunidade escolar a educação ambiental e a sustentabilidade, para além de se ter valorizado a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.

Com pequenos gestos, foi dado um contributo relevante na luta contra a fome, favorecendo, ao mesmo tempo, a proteção do ambiente e da natureza, assim como a concretização de 5 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que constam da “Agenda 2030”, da Organização das Nações Unidas, verdadeiro contrato com “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”: erradicar a pobreza (1), erradicar a fome (2), cidades e comunidades sustentáveis (11), produção e consumo sustentáveis (12) e parcerias para a implementação dos objectivos (17).

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário