sexta-feira, 26 de junho de 2026

Programa de rádio Leituras e Companhia participa em Encontro Regional de Meios de Comunicação Escolares

O Leituras e Companhia, programa semanal de rádio da responsabilidade da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas, emitido ao sábado na Barca FM | 99.6, participou como convidado no I Encontro Regional dos Meios de Comunicação Escolares, Verdade ou Consequência.

Promovido pelo Agrupamento de Escolas de Freixo e pelo seu jornal digital Comunica,  em parceria com o Observatório sobre Media e Informação e Literacia (MILObs) da UMinho, o encontro incluiu um painel subordinado ao tema “A escola perante o mundo atual: o que discutir e porquê?”.

Com a moderação da jornalista Fátima Faria, da RTP, o painel contou com intervenções do professor Renato Ferreira, mentor e responsável pela produção do Leituras e Companhia, e também da jornalista Cláudia Lobo e de Magda Costa, do Conselho Executivo da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

Foi mais uma oportunidade para partilhar a prática de excelência que é o programa de rádio, um projeto iniciado em novembro de 2012 e que, de uma forma ininterrupta, mesmo no período de férias, trabalha, semanalmente, as literacias da leitura, da informação, mediática e digital, exercitando os domínios da escrita e da oralidade.

Na sua intervenção, o professor Renato Ferreira explicou o processo de produção do programa, tendo reforçado o cuidado na recolha de informação, a confirmação das fontes, o cruzamento de dados, a seleção de textos, a elaboração de sínteses e ainda o desenvolvimento das competências leitoras.

Como mais-valia deste trabalho, realçou ainda as muitas leituras e pesquisas sobre variados assuntos, que resultam na acumulação de um saber mais consistente sobre determinados assuntos por parte dos colaboradores, o que lhes permite discernir e avaliar de forma ponderada e assertiva a informação com que são confrontados.

Sublinhou também que, como projeto de liberdade, a vertente humanista está presente nas muitas crónicas de opinião, nomeadamente na rubrica Opiniões de Segunda, que expressam, de uma forma singular, a assertividade de ver a pessoa e o mundo, segundo padrões éticos. Atentos à realidade, manifestam preocupações, sonhos e projetos de jovens que procuram ser felizes, solidários com o Outro, segundo ideais, valores e princípios estruturados na dignidade humana.

Inteligência Artificial, espírito crítico e Educação

Outro aspeto abordado foi a influência da Inteligência Artificial na difusão de notícias, muitas vezes falsas, situação que exige um apurado espírito crítico que conduza a um trabalho de certificação das fontes, para apurar a verdade dos factos.

Neste contexto, o professor Renato Ferreira reforçou a ideia da necessidade imperiosa do uso da IA, com transparência e responsabilidade, e do desenvolvimento ativo do espírito crítico para mitigar a desinformação automatizada. Sobre os algoritmos nas redes sociais e dos modelos de linguagem que moldam a nossa perceção da realidade, sublinhou urgência da criação de mecanismos de defesa intelectual e tecnológica, pois a IA gera conteúdos com base em probabilidades e não em verdades absolutas.

Quanto à utilização da IA na escola, o represente do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca considerou que a IA já entrou nas salas de aula – antes de haver um consenso sobre como usá-la, muito menos reformas curriculares bem planeadas –, quase sempre pela mão dos próprios alunos, sem critérios definidos, com todos os riscos e incertezas.

O professor Renato Ferreira mostrou-se, no entanto, otimista face às virtualidades da IA neste âmbito e, a propósito, citou Marco Bento, da Escola Superior de Educação de Coimbra: “integrar a IA na sala de aula resultaria numa ‘mudança radical’ do modelo de aprendizagem no qual o currículo educativo deixaria de ser transmitido e ‘passaria a ser construído em conjunto’”.

Esta premissa pressupõe um renovado papel do professor como facilitador, mentor e curador do conhecimento, fomentando a curiosidade, promovendo o pensamento crítico e orientando os alunos para o uso ético da tecnologia, concluiu o professor Renato Ferreira.

Saber desmontar uma notícia

No encontro estiveram também presentes as professoras Flora Ribeiro e Cristina Pires e e ainda o aluno Valentim Cerqueira, colaborador residente do programa Leituras e Companhia, que, no período da manhã, participou num workshop com outros alunos e professores, subordinado aos temas “Como descomplicar a informação nas redes” e “o que pode ser notícia na escola? Critério, ideias e práticas”.

Tiveram oportunidade de “desmontar uma notícia de uma influencer” que induzia os seguidores em erros alimentares. No processo de certificação da informação, Valentim Cerqueira consultou fontes, cruzou dados, redigiu a notícia, gravou-a e publicou-a, seguindo o protocolo estabelecido, tendo merecido os aplausos de todos os participantes no encontro.

De facto, numa sociedade em que todos produzem e partilham conteúdos, mergulhando o público num oceano de informação, é fundamental fazer apelo aos princípios éticos, com a interrogação acerca do que dizer, como dizer e porquê dizer, na medida em que tudo o que comunicamos tem um impacto, acarreta consequências.

Daí o desafio da cidadania, aprendendo a questionar, a confrontar, a argumentar, a procurar a verdade, a pensar no valor da informação, no poder da comunicação, nas consequências da mentira e da desinformação e no papel que a escola pode e deve ter na construção de uma sociedade mais informada e mais participativa.

Biblioteca Escolar

segunda-feira, 22 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

A concluir este ano letivo e esta série do “Opiniões de Segunda”, a Maria Clara Marques partilha a sua mensagem final.

É a voz da Presidente da Associação de Estudantes (e da aluna)…

sábado, 20 de junho de 2026

Alunos do 2.º ano realizam 

Diagnóstico da Fluência Leitora

Os alunos do 2.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca realizaram, entre os dias 11 e 18 de junho, o Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL).

A aplicação decorreu em cada uma das três escolas com 1.º Ciclo (EB de Entre Ambos-os-Rios, Crasto e Diogo Bernardes), sob orientação dos respetivos professores titulares de turma e da equipa da Biblioteca Escolar.

De forma individual, num ambiente tranquilo e familiar, cada aluno foi convidada a ler em voz alta um texto padronizado, durante um minuto, cabendo ao professor assinalar o número total de palavras lidas e o número de palavras lidas incorretamente, assim como o registo destes dados numa plataforma do EduQA.

Enquanto decorria o diagnóstico, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou, com os restantes alunos da turma, atividades de promoção do prazer da leitura.

Recorde-se que o DFL – que este ano vai na segunda edição – é uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, que, enquanto ferramenta de apoio à prática pedagógica, pretende medir, sem caráter classificativo, a capacidade de leitura, nomeadamente, a velocidade e a precisão, e identificar atempadamente possíveis dificuldades, para implementação de estratégias de apoio.

Biblioteca Escolar

quarta-feira, 17 de junho de 2026

PNL2027

Amigos do Livro dão as mãos 

para salvar o Planeta

O Clube de Leitura Amigos do Livro realizou a última sessão deste ano letivo, com uma animada conversa a partir do livro Pequenos Corações Verdes, da autoria de João Manuel Ribeiro, com ilustrações de Susana Lima.


Num registo vivo e dinâmico, cerca de três dezenas de alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes partilharam a sua experiência de leitura e defenderam a sua posição quanto à importância da preservação do meio ambiente.

Em nome da sustentabilidade, entraram na viagem fascinante das personagens Marta, Valéria e Helena e, tal como elas, assumiram atitudes concretas em harmonia com a Natureza. “Salvemos a Natureza” foi, aliás, o lema escolhido para o movimento que todos quiseram abraçar, trabalhando para que o mundo seja mesmo a casa de todos.

E, para que ninguém, por ignorância, maldade, ou indiferença, possa desculpar-se e não fazer o que deve para salvar a vida, subscreveram a carta que Marta, Valéria e Helena decidiram escrever “aos meninos e meninas de todos os cantos e recantos do mundo”, pedindo-lhes compromisso e acção, porque “é preciso salvar a vida”.


Sob orientação da Biblioteca Escolar, o Clube “Amigos do Livro” trata de promover o a partilha de ideias e a socialização da leitura, num exercício pleno de autoestima, autonomia, desenvolvimento do espírito crítico, fazendo leitores a partir dos livros.

As sessões desenvolvidas ao longo do ano aconteceram no âmbito da dinâmica resultante da candidatura apresentada pela BE ao programa “Clubes de Leitura” do PNL2027.

Biblioteca Escolar

segunda-feira, 15 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Na hora da despedida, a finalista Lurdes Silva faz o balanço de tantos anos no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. E, entre “memórias inesquecíveis” e nostalgia, recorda “marcas que vão ficar para sempre.”

segunda-feira, 8 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

No “Opiniões de Segunda” desta semana, o Gabriel Lopes chama a atenção para alguns dos preconceitos que temos em relação a determinadas manifestações culturais. E insiste na necessidade de inovar, de nos adaptarmos aos tempos de hoje.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Viver em sociedade significa estar integrado em grupos. Mas isto não pode significar a perda do nosso pensamento crítico.

Para a Teresa Calheiros, importa resistir à pressão do grupo e ao conformismo e exigir “que a cooperação se construa através da comunicação e através do respeito mútuo.”