A
concluir este ano letivo e esta série do “Opiniões de Segunda”, a Maria Clara
Marques partilha a sua mensagem final.
É a
voz da Presidente da Associação de Estudantes (e da aluna)…
Ferramenta de divulgação interativa das atividades da BE e de promoção das literacias...
A
concluir este ano letivo e esta série do “Opiniões de Segunda”, a Maria Clara
Marques partilha a sua mensagem final.
É a
voz da Presidente da Associação de Estudantes (e da aluna)…
Alunos do 2.º ano realizam
Diagnóstico da Fluência Leitora
Os alunos do
2.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca realizaram, entre os dias
11 e 18 de junho, o Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL).
A
aplicação decorreu em cada uma das três escolas com 1.º Ciclo (EB de Entre
Ambos-os-Rios, Crasto e Diogo Bernardes), sob orientação dos respetivos professores
titulares de turma e da equipa da Biblioteca Escolar.
De
forma individual, num ambiente tranquilo e familiar, cada aluno foi convidada a
ler em voz alta um texto padronizado, durante um minuto, cabendo ao professor assinalar
o número total de palavras lidas e o número de palavras lidas incorretamente,
assim como o registo destes dados numa plataforma do EduQA.
Enquanto
decorria o diagnóstico, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou, com os restantes
alunos da turma, atividades de promoção do prazer da leitura.
Recorde-se que
o DFL – que este ano vai na segunda edição – é uma iniciativa do Ministério da
Educação, Ciência e Inovação, em articulação com a Rede de Bibliotecas
Escolares, que, enquanto ferramenta de apoio à prática pedagógica, pretende
medir, sem caráter classificativo, a capacidade de leitura, nomeadamente, a
velocidade e a precisão, e identificar atempadamente possíveis dificuldades,
para
implementação de estratégias de apoio.
Biblioteca Escolar
Amigos do Livro dão as mãos
para
salvar o Planeta
O Clube de Leitura Amigos
do Livro realizou a última sessão deste ano letivo, com uma animada conversa a
partir do livro Pequenos Corações Verdes, da autoria de João Manuel
Ribeiro, com ilustrações de Susana Lima.
Num registo vivo e dinâmico, cerca de três dezenas
de alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes partilharam a sua
experiência de leitura e defenderam a sua posição quanto à importância da
preservação do meio ambiente.
Em nome da sustentabilidade, entraram na viagem
fascinante das personagens Marta, Valéria e Helena e, tal como elas, assumiram
atitudes concretas em harmonia com a Natureza. “Salvemos a Natureza” foi,
aliás, o lema escolhido para o movimento que todos quiseram abraçar,
trabalhando para que o mundo seja mesmo a casa de todos.
E, para que ninguém, por ignorância, maldade, ou
indiferença, possa desculpar-se e não fazer o que deve para salvar a vida,
subscreveram a carta que Marta, Valéria e Helena decidiram escrever “aos
meninos e meninas de todos os cantos e recantos do mundo”, pedindo-lhes
compromisso e acção, porque “é preciso salvar a vida”.
Sob orientação da Biblioteca Escolar, o Clube “Amigos
do Livro” trata de promover o a partilha de ideias e a socialização da leitura,
num exercício pleno de autoestima, autonomia, desenvolvimento do espírito
crítico, fazendo leitores a partir dos livros.
As sessões desenvolvidas ao longo do ano aconteceram
no âmbito da dinâmica resultante da candidatura apresentada pela BE ao programa
“Clubes de Leitura” do PNL2027.
Biblioteca Escolar
Na
hora da despedida, a finalista Lurdes Silva faz o balanço de tantos anos no
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. E, entre “memórias inesquecíveis” e
nostalgia, recorda “marcas que vão ficar para sempre.”
No “Opiniões de Segunda”
desta semana, o Gabriel Lopes chama a atenção para alguns dos preconceitos que
temos em relação a determinadas manifestações culturais. E insiste na
necessidade de inovar, de nos adaptarmos aos tempos de hoje.
Viver
em sociedade significa estar integrado em grupos. Mas isto não pode significar a
perda do nosso pensamento crítico.
Para a Teresa Calheiros, importa resistir à pressão do grupo e ao conformismo e exigir “que a cooperação se construa através da comunicação e através do respeito mútuo.”
Grupo Teatro Dágua apresenta aos
colegas
Leandro, Rei da Helíria
Alunos
dos 7.º e 8.º anos assistiram à representação de Leandro, Rei da Helíria, de
Alice Vieira, uma produção do Teatro Dágua – Grupo de Teatro dos Bombeiros
Voluntários de Ponte da Barca.
O
espetáculo, que aconteceu no Auditório Municipal, conduziu os discentes por um
enredo onde a emoção, o humor e a reflexão se cruzaram de forma intensa,
abordando temas intemporais como o amor, a família, a verdade, a ingratidão, o
perdão.
Com
encenação, cenografia e figurinos de Ana Maria Costa, o espetáculo destacou-se
pela dedicação e talento de todo o elenco, na sua grande maioria constituído
por colegas dos alunos que enchiam a plateia e que, no final, aplaudiram com
entusiasmo a qualidade do desempenho.
Foi
uma sessão com um impacto muito relevante, na medida em que evidenciou a
riqueza do teatro enquanto expressão artística que recorre a múltiplos códigos
e ainda o notável trabalho desenvolvido por atores amadores que partilham o dia
a dia na escola.
Recorde-se
que esta peça de teatro, com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de Rei Lear, de Shakespeare, integra o Plano Nacional de Leitura (PNL)
e é trabalhada no âmbito da disciplina de Português.
Um
pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando por
deserdar a mais nova. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira,
o rei expia as culpas, mergulhando na miséria, até ser finalmente perdoado e salvo
pela filha mais nova, entretanto reencontrada. Afinal, era a única merecedora
da sua generosidade…
Biblioteca
Escolar