FAQ

PERGUNTAR NÃO OFENDE...

Este é um espaço onde podes colocar as tuas questões e/ou solicitar esclarecimentos. Até porque perguntar não ofende! 


Presença física e em linha da Biblioteca Escolar (BE)

(Frequently Asked Questions)

A Biblioteca Escolar é uma estrutura que garante apoio ao utilizador na pesquisa, acesso, seleção/ avaliação da informação útil/ necessária à construção do conhecimento, mediante um serviço de referência que desejamos de qualidade.
Este apoio é prestado presencialmente, através do contacto direto com os membros da equipa da BE, e à distância. O apoio à distância materializa-se por meio da comunicação com o utilizador (recorrendo a diversos canais de comunicação, de forma síncrona ou assíncrona) ou mediante a disponibilização de serviços/informação organizados no blogue BiblioBarca (www.bibliobarca.blogspot.com), que serve de rosto digital da BE.
Estas FAQ constituem um conteúdo que pretende informar o utilizador (aluno, professor, encarregado de educação) sobre potenciais dúvidas e também sobre os serviços que a BE presta, sem que tenha de solicitar apoio direto.

Qual o horário de funcionamento das BE?

Para além de estar em linha, a Biblioteca Escolar funciona em regime presencial.

As salas da BE da Escola Básica Diogo Bernardes e da Escola Secundária de Ponte da Barca funcionam ininterruptamente, das 8.30 horas às 17.30 horas, de segunda a sexta-feira.

As salas da BE das EB de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios funcionam sempre que há alguma atividade programada e no período em que a equipa da BE presta apoio.


Como funciona o serviço de atendimento à distância?
Modo Síncrono: Exclusivamente nos dias úteis do período letivo, das 14.30 às 16 horas, para docentes e alunos, através da ligação Meet na plataforma Classroom (acesso como convidado para docentes e alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca com e-mail institucional).
Modo Assíncrono: Todos os dias (24/24), através do blogue da BE, da plataforma Classroom (para docentes e alunos do Agrupamento com e-mail institucional); via e-mail – bibliotecaescolar@avepb.pt (para alunos, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação); através das respostas às perguntas frequentes.

Qual o tempo de resposta às dúvidas/solicitações?
O tempo médio de resposta é de menos de 24h.

Que tipo de apoio é disponibilizado pela Biblioteca Escolar?
Em articulação com as diferentes estruturas de coordenação educativa, a BE desenvolve projetos de promoção das literacias e de enriquecimento cultural e apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas:
·       favorecendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação, digital e dos media;
·       disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;
·       facultando formação e apoio na utilização de recursos e de ferramentas digitais;
·       orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;
·       auxiliando a realização de atividades livres, em articulação com os docentes e as famílias.

Como faço as referências bibliográficas no meu trabalho?
A Biblioteca disponibiliza um conjunto de orientações/ tutoriais para aprender a estudar e para trabalhar corretamente.
Na secção Materiais de Apoio existente no blogue da BE (www.bibliobarca.blogspot.com) estão disponíveis vários materiais, tais como "Verbos Operatórios ou de Comando", "Métodos de Estudo", "Como Saber Estudar", "Como Saber Ler", "Como consultar um dicionário e uma gramática", "Como fazer um trabalho", "Como organizar a bibliografia de um trabalho", "Como fazer citações".

Há ainda materiais sobre Os Lusíadas, de Luís de Camões, A Mensagem, de Fernando Pessoa, e sobre "Fernando Pessoa Ortónimo" e os três heterónimos estudados no Ensino Secundário: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Em situações de contingência, nomeadamente durante a pandemia, como funciona a biblioteca, espaço físico?
O serviço de biblioteca está em funcionamento, de acordo com o Plano de Contingência definido para esta estrutura (apenas empréstimo domiciliário).
Considerando as recomendações da DGS e as boas práticas do Agrupamento, aquando da implementação do Plano de Contingência, a Biblioteca Escolar disponibiliza os seus serviços à comunidade educativa do Agrupamento, assegurando, entre outros, a requisição de materiais para trabalho domiciliário. 
O blogue desta estrutura (www.bibliobarca.blogspot.com) mantém-se a ferramenta privilegiada de comunicação, através da qual, por exemplo, podem ser apresentadas as solicitações. 

Os encarregados de educação e as pessoas da comunidade podem requisitar livros nas BE?
Sim. Todo o fundo documental existente nas quatro salas da BE destinados a empréstimo domiciliário pode ser requisitado por encarregados de educação e pela comunidade local.

Posso fazer numa BE o empréstimo de um livro de outra Biblioteca?
Sim. As bibliotecas escolares (e também a Biblioteca Municipal de Ponte da Barca) trabalham em rede. Isso significa que os recursos são geridos de forma integrada, permitindo que uma BE possa pedir emprestados documentos de outra BE para disponibilizar aos seus utilizadores.

O meu filho é aluno de uma escola. Pode requisitar livros para mim ou tenho que ir eu à BE?
Os alunos podem requisitar livros para a família. Para que isso seja possível, basta que tenha os dados que são pedidos na ficha de utente:
·         nome do familiar;
·         data de nascimento;
·         n.º de CC;
·         morada;
·         telefone ou e-mail.

Para saber os recursos documentais que as BE têm, tenho que me deslocar à escola?
Não. O catálogo está disponível em linha, no portal do Agrupamento (www.avepb.pt) e no blogue da Biblioteca Escolar (www.bibliobarca.blogspot.com), podendo, por isso, ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet.

O que acontece aos alunos que têm livros para entregar se a BE está fechada?
Enquanto a BE está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir.

Posso apresentar propostas de aquisições?
Sim. Através do “Contacte connosco”, do "Livro de Visitas" (www.bibliobarca.blogspot.com) ou presencialmente.

Posso utilizar o formulário disponível no blogue para perguntar se existe determinado livro/ documento na BE?
Sim. O “Contacte connosco” está aberto à partilha de todas as situações.

Posso utilizar a área de computadores/ área multimédia?
Sim, estas áreas são utilizadas numa base de o primeiro a chegar é o primeiro a ser servido, a não ser que tenham sido reservadas com antecedência mínima de 24 horas.
Como é óbvio, têm prioridade os alunos que pretendem realizar de trabalhos de pesquisa, no âmbito da concretização de tarefas escolares.

Posso jogar em linha ou ver filmes na Biblioteca?
Se não houver alunos a realizar tarefas escolares e se a BE não estiver a ser utilizada por uma turma, a fazer trabalho de pesquisa ou a ter formação de utilizadores, os alunos podem ocupar a área multimédia para ver filmes e/ou jogar em linha, desde que não perturbem o ambiente que deve ser apanágio desta estrutura (cfr. uso de auscultadores).

A Biblioteca Escolar dispõe de um serviço de referência?
Sim. A BE dispõe de um serviço de referência destinado a apoiar os utilizadores de forma personalizada, por meio de pesquisas nos recursos disponíveis nesta estrutura.
Durante o período de pandemia, por exemplo, os utilizadores interessados em usufruir deste serviço devem formalizar o seu pedido, mediante o preenchimento do formulário de contacto disponível em linha (www.bibliobarca.blogspot.com).

Sem comentários:

Enviar um comentário