Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 26 de outubro de 2018


Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo participam
em sessões de promoção da Saúde Oral


As 23 turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca.
As sessões decorreram nas três escolas que ministram o Ensino Básico – EB Diogo Bernardes (Ponte da Barca), EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto – e constaram da hora do conto, a cargo da equipa da Biblioteca, que apresentou o livro “As mil cores do sorriso da Maria”, de Ana Daniela Soares, Ana Luísa Costa e João Carlos Ramos, com ilustração de Ana Daniela Soares.
Num segundo momento, a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, do Centro de Saúde de Ponte da Barca, e os estagiários de Enfermagem Liliana e Pedro interagiram com os alunos sobre a escovagem dos dentes e os principais cuidados a ter quanto à saúde oral, entregando-lhes, depois, um kit de higiene oral.
As crianças nascidas em 2012, 2013, 2014 e 2015 tiveram ainda oportunidade de participar numa sessão de aplicação de verniz de flúor, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
Este trabalho de promoção da higiene e saúde oral surge na sequência da renovação da candidatura apresentada ao projeto “Escovar na Escola”, lançado pelo programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), da responsabilidade conjunta da Direção-geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Com a aprovação da recandidatura promovida pela Biblioteca em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca, ao Agrupamento foram atribuídos kits de higiene oral para cada um dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento.
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018


“Visita a Saúde dos teus Dentes”
e aplicação de vernizes de flúor

As crianças da Educação Pré-escolar e os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas visitaram a exposição itinerante de saúde oral “Visita a Saúde dos teus Dentes”.

Sob a orientação da enfermeira Alexandrina Rodrigues, do Centro de Saúde de Ponte da Barca, as 23 turmas da Escola Básica Diogo Bernardes e também das Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios tiveram oportunidade de contactar com um conjunto de painéis ilustrativos do desenvolvimento da dentição e das suas características.
Num ambiente interativo e dinâmico que despertou grande interesse, os miúdos observaram ainda a evolução da cárie e registaram, mais uma vez, uma série de cuidados a ter para proteger os dentes.

Aplicação de vernizes de flúor
Para além da visita guiada à exposição, a iniciativa proporcionou também a aplicação de vernizes de flúor às crianças nascidas em 2011, 2012 e 2013, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
Este trabalho de promoção da saúde oral surge na sequência das ações que, desde há vários anos, decorrem no contexto do programa SOBE e resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas (Biblioteca Escolar), o Centro de Saúde de Ponte da Barca e a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
A exposição, que esteve patente na Escola Básica Diogo Bernardes, entre os dias 25 de janeiro e 22 de fevereiro, é uma produção da Associação Cultural e de Educação Popular (ACEP), no âmbito do Centro de Experimentação das Ciências, Arte e Cultura.
Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Promoção da Higiene e Saúde Oral

As 23 turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca.


As sessões decorreram nas três escolas que ministram o Ensino Básico – EB Diogo Bernardes (Ponte da Barca), EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto – e constaram da hora do conto pelo Professora Gabriela Menezes, da equipa da Biblioteca, que apresentou o livro “Kiko, o dentinho de leite”, de Manuela Mota Ribeiro e ilustração de Mafalda Sá.
Num segundo momento, a Enfermeira Alexandrina ou a Enfermeira Sónia, num registo coloquial e muito próximo, interagiram com os alunos sobre a escovagem dos dentes e os principais cuidados a ter quanto à higiene oral. 
Este trabalho surgiu na sequência da renovação da candidatura apresentada ao projeto 350.000, lançado pelo programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), da responsabilidade conjunta da Direção-geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Com a aprovação da recandidatura promovida pela BE/CRE em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca, ao Agrupamento foram atribuídos kits de higiene oral (copo, escova e pasta) para todos os alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento.
Biblioteca Escolar