Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014




A Primeira Guerra Mundial, vista pelo novato soldado alemão Paul Baumer, que se traduz num autêntico manifesto anti-guerra.
De forma crua e desolada, o conflito e a destruição de vidas são observados por Paul tão brutalmente em todos os sentidos que, a dado momento, já sente ser ali a sua casa, tão longas eram as batalhas para conquistar uns míseros metros frente aos franceses.


Na passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, aqui fica um convite da Biblioteca Escolar. Na próxima sexta, às 14 horas, no auditório do polo 1…

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”

            
            No dia quinze de setembro, pelas onze horas, na aula de “Viver em Português”, começámos a visionar o filme “Favores em Cadeia”, da realizadora Mimi Leder.
            Neste filme, toda a ação gira à volta de um projeto, idealizado por um aluno do sétimo ano, de seu nome Trevor, na disciplina de Estudos Sociais. Trevor, um jovem criativo e preocupado com o mundo que o rodeia, imaginou uma cadeia de favores, que se iniciava na sua pessoa. Nesse projeto, ele ajudava três pessoas a resolver um problema que fosse realmente importante. Depois, cada pessoa que recebia um favor tinha como missão ajudar outras três pessoas. Deste modo, a cadeia de favores rapidamente se espalhou.
            O filme “Favores em Cadeia” aborda problemas dos nossos dias, a vários níveis: ao nível da sociedade, da vida familiar e da escola.
            Ao nível da sociedade, encontramos pessoas sem-abrigo, desempregados, toxicodependentes e personagens que praticam assaltos. A este propósito, Trevor começa por tentar ajudar um toxicodependente, chamado Jerry.
            No que se refere à vida familiar, conhecemos várias personagens, muito próximas da personagem principal, que têm problemas de alcoolismo como, por exemplo, a mãe e a avó. Somos também confrontados com o problema da violência doméstica, sendo o professor uma das principais vítimas e a própria mãe de Trevor.
            Em relação à escola, assistimos a cenas de violência, que se encaixam na problemática, muito atual, do bulling.
            Na nossa opinião, o filme é muito interessante, embora tenha um final trágico, já que reflete os problemas da sociedade actual, e, para além disso, ajudou-nos a refletir sobre a vida.
            Se tivéssemos que referir a cena mais apreciada, apontaríamos aquela em que Jerry tenta convencer uma senhora a desistir da ideia de se suicidar, atirando-se de uma ponte. Para o conseguir, ele diz-lhe “Salve-me a vida, venha tomar um café comigo!”. Esta frase mostra-nos que a vida de Jerry não tinha sentido.
            Para concluir, resta-nos dizer que este filme tem uma mensagem muito importante: devemos estar atentos ao mundo que nos rodeia e ajudar aqueles que precisam, como diz o ditado “Faz o bem, sem olhar a quem”!
            A turma é de opinião que se trata de um bom filme e que, cada um de nós pode, se quiser, pôr em prática a cadeia de solidariedade. Se nós ficarmos sossegados no nosso canto e formos indiferentes àqueles que nos rodeiam, “todos ficam a perder”, tal como disse Trevor, na parte final do filme.
Texto coletivo do 9.º F

“We can’t help everyone, but everyone can help someone.”
Ronald Reagan

terça-feira, 11 de março de 2014

Baseado num acontecimento real, David Lynch (realizador) surpreende-nos com esta "straight story": um homem de terceira idade, um trator, uma autoestrada...
Promovida pela Biblioteca Escolar, esta é mais uma sessão do ciclo “Cinema na Escola” a não perder!
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em memória das vítimas do Holocausto
“A VIDA É BELA”, de R. Benigni
Prossegue, esta terça-feira, no auditório do polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, o ciclo de cinema “Um mês, um filme”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar.
A sessão deste mês regista a colaboração da Associação de Estudantes, tendo sido escolhido o filme "A VIDA É BELA", de Roberto Benigni, como forma de assinalar o Holocausto Nazi e as suas vítimas, cuja memória é evocada, precisamente, a 27 de janeiro.
A exibição do filme acontece às 15 horas.

A Organização

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Um Mês, um Filme...
 
Prossegue, na próxima segunda-feira, o ciclo “Um Mês, um Filme”, dinamizado pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos de Educativos.
Para esta sessão está escolhido um clássico da sétima arte: “Paris, Texas”…
Aparece!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um mês, um filme...

“Profissão Repórter” de Michelangelo Antonioni é o título do filme que marca o início do ciclo de cinema “Um mês, um filme”, promovido pela Biblioteca Escolar.
A sessão inaugural acontece na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 16 horas, no auditório do polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Aparece!  
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A VIDA É BELA


Realiza-se, na próxima quinta-feira, dia 5 de Maio, mais uma sessão do ciclo "Era uma vez no tempo de...", da responsabilidade da professora Maria Paula Silva que integra a equipa docente da Biblioteca Escolar.
O filme escolhido é "A VIDA É BELA" que apresenta no seu elenco intérpretes como Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giustino Durano, Giorgio Cantarini.
A história remonta aos duros tempos da Europa da Segunda Guerra Mundial, onde o nosso protagonista Guido, um homem inocente, terá que utilizar a sua imaginação e força de vontade para salvar as vidas daqueles que ama. 
Na Itália de 1939, Guido muda-se para a cidade de Arezzo para abrir uma livraria. Entretanto, apaixona-se por uma professora chamada Dori. A felicidade é interrompida pelo regime fascista que obriga Guido, judeu, a ir para um campo de concentração, onde tudo fará para que o filho Giosué não perceba o horror da situação, levando a criança a acreditar que tudo não passa de uma brincadeira. 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ERA UMA VEZ NO TEMPO DE...


MARIA ANTONIETA

O ciclo de cinema "Era uma vez no tempo de...", promovido pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, sob a responsabilidade da Prof.ª Maria Paula Silva, conhece, na próxima quinta-feira, dia sete de Abril, mais uma sessão, desta feita com a exibição do filme “Maria Antonieta”.
A vencedora do Óscar melhor roteiro original por Encontros e Desencontros (2003), Sofia Coppola, dirige uma electrizante e ainda intimista narração sobre a turbulenta vida da monarca malvada favorita da história, Maria Antonieta.
KIRSTEN DUNST retrata a jovem princesa destinada a sofrer que se casou com o jovem e indiferente Rei Louis XVI da França (Jason Schwartzman). Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver como uma estrela do Rock, o que serviu apenas para selar seu destino.