Mostrar mensagens com a etiqueta Formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reconhecimento nacional
para o Mérito do Programa “Leituras & Companhia”


O programa de rádio “Leituras & Companhia”, que a equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento, sob a coordenação do Prof. Renato Ferreira, mantém no ar há mais de dois anos, foi reconhecido, a nível nacional, pela Rede de Bibliotecas Escolares.
O prémio surgiu na sequência da candidatura apresentada ao “Ideias com Mérito 2015”, iniciativa que visa identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as boas práticas das bibliotecas.
O apoio financeiro disponibilizado viabiliza um investimento em equipamento, software e fundo documental, tendo em vista um trabalho cada vez com mais qualidade, em termos de promoção das literacias – leitura, informação, media e digital –, principalmente com os alunos que revelam dificuldades nos domínios da expressão escrita e da oralidade.
Recorde-se que o programa “Leituras & Companhia” é difundido pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, com repetição ao domingo no mesmo horário.
A primeira emissão foi para o ar em novembro de 2012, mantendo-se ininterruptamente desde então, mesmo no período de pausas letivas, num total que já ultrapassa a centena de edições.
A programação é especialmente direcionada para a educação, cultura, informação, cidadania, entretenimento, notícias do Agrupamento e música variada.
Trabalhando em estreita articulação com professores e alunos no suporte aos curricula, no desenvolvimento das literacias, na aquisição de competências de informação e na formação de leitores, pretende-se com este projeto contribuir para a divulgação da cultura e para o aprofundamento do conhecimento, somando valor(es) para uma escola melhor e para uma cidadania mais interventiva.
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alunos do 9.º ano debatem métodos de estudo

Os alunos do 9.º ano, percurso regular, participaram numa sessão centrada nas metodologias de estudo, respondendo, assim, ao desígnio estratégico do “Projeto Educativo” do Agrupamento que consagra a importância de “Educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho”.
A ação foi dinamizada pelo coordenador da equipa da Biblioteca Escoar / Centro de Recursos Educativos, em articulação com as respetivas Diretoras de Turma e as docentes de Português.
Em sessões que decorreram turma a turma, os finalistas do Ensino Básico analisaram alguns princípios para um estudo produtivo e reforçaram a consciência de que estudar é uma atividade que se aprende, tal como nadar ou andar de bicicleta, pelo que o treino é fundamental.
Numa perspetiva muito prática, verificaram a importância da motivação e da dedicação ao estudo e registaram um conjunto de técnicas de leitura, assim como diversas orientações para estudar e aprender, sabendo rentabilizar de maneira eficiente o trabalho.
Porque mais importante do que estudar é SABER ESTUDAR
Estudantes e respetivos encarregados de educação podem aceder aqui aos materiais “Saber Ler” e “Saber Estudar” que serviram de guião, neste trabalho de promoção das literacias da leitura e da informação e, portanto, do sucesso educativo.

Prof. Luís Arezes

sábado, 21 de janeiro de 2012

Formação de Utilizadores


Alunos do 10.º ano aprendem a pesquisar na Biblioteca

Os alunos do 10.º ano de escolaridade estiveram envolvidos, na primeira quinzena de janeiro, numa atividade de Formação de Utilizadores da Biblioteca. A iniciativa foi proposta e desenvolvida pela Equipa da Biblioteca Escolar, em articulação com os docentes de Português do 10.º ano. O objetivo principal da ação era proporcionar aos alunos informação relevante na organização da biblioteca, promover o acesso aos diversos suportes da informação e conhecimento e, ainda, possibilitar uma aproximação aos métodos de pesquisa.
A atividade, com a duração de 90 minutos, estava estruturada em duas partes: a 1.ª consistiu em mostrar aos alunos, através de uma explicitação documentada, o modo como se organiza uma biblioteca e as diferentes etapas na pesquisa e tratamento da informação; na 2.ª parte, os alunos trabalharam em grupo, experimentando a consulta em vários suportes e aplicando conhecimentos adquiridos.
Como suporte ao trabalho, foi usado um questionário para aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no âmbito das literacias da informação, fazendo simultaneamente a ponte com os conteúdos programáticos da disciplina de Português.
No final da sessão, os alunos foram convidados a fazer a avaliação do trabalho, através do preenchimento de um inquérito on-line, cujo formulário (Google docs) havia sido enviado para o e-mail de cada um.
Eis alguns resultados do inquérito aplicado aos alunos envolvidos na atividade:

(clicar no gráfico para aumentar)















Numa breve análise aos resultados obtidos, verifica-se que os objetivos da ação foram atingidos, confirmados não só pelo grau de satisfação dos inquiridos no trabalho realizado, mas também pelos conhecimentos e competências adquiridos.
Uma ideia também sublinhada pelos respondentes é a importância que reconhecem à Biblioteca, na sua função informativa/educativa e socializadora.
Prof. António Rocha