Mostrar mensagens com a etiqueta Internet. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Internet. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019


Juntos por uma internet melhor
Os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalaram o “Dia da Internet +Segura 2019”, que se celebrou a 5 de fevereiro, participando numa sessão de sensibilização para um uso mais responsável da internet, dinamizada por agentes do Núcleo Escola Segura (NES) da GNR.
Divididos em duas equipas, os agentes Sílvia Barros, João Melo, Nuno Freitas e Rui Cunha estiveram na Escola Básica Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, e também na Escola Básica de Crasto e na Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, onde trabalharam com os mais novos a temática deste ano: “Juntos por uma internet melhor”.
Nos vários encontros, sublinharam as inúmeras vantagens da internet, mas chamaram também a atenção para os perigos que encerra, insistindo, por isso, na importância de uma navegação segura, consciente e responsável.
Em termos muito práticos, foram analisadas algumas situações de risco como, por exemplo, o fornecimento de dados pessoais, a interação com estranhos e o descarregar imagens enviadas por desconhecidos.
Recorrendo à projeção de materiais multimédia, os agentes alertaram ainda os alunos para os perigos do “phishing”, do “cyberbullying” ou assédio virtual e para o risco da dependência, em prejuízo do estudo e do descanso.
Mais duas mensagens muito importantes: ninguém dá nada a ninguém, pelo que é fundamental ser cuidadoso na abordagem da publicidade enganosa (de jogos, por exemplo), e é preciso pensar bem antes de publicar alguma coisa, porque, a partir desse momento, fica acessível a toda a gente, para sempre.
Em suma, o importante é usar a internet com segurança e responsabilidade, de uma forma saudável e equilibrada, tendo sempre consciência de que tudo o que se coloca na internet deixa de ser nosso e privado, ainda que, mais tarde, nos venhamos a arrepender e tratemos de apagar os conteúdos em causa.
As sessões revelaram-se muito interessantes, prendendo a atenção dos alunos que não se cansaram de partilhar experiências e de colocar perguntas.
Esta ação resulta de uma iniciativa conjunta do Grupo 550 (Informática), da Biblioteca Escolar, do Núcleo Escola Segura da GNR e da CPCJ de Ponte da Barca.
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Alunos discutem “Internet Mais Segura”
Os alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica Diogo Bernardes e os do 7.º ano da Escola Secundária participaram num colóquio sobre a utilização segura da internet.
As sessões foram dinamizadas pelos agentes Melo, Freitas e Barros, do Núcleo Escola Segura (NES) da GNR, e aconteceram no âmbito da celebração do Dia Internacional da Internet Mais Segura, que, todos os anos, se assinala em fevereiro.
Nos vários encontros, os agentes sublinharam as inúmeras vantagens da internet, mas chamaram também a atenção para os perigos que encerra, insistindo, por isso, na importância de uma navegação segura, consciente e responsável.
Em termos muito práticos, foram analisadas algumas situações de risco como, por exemplo, o fornecimento de dados pessoais, pelas consequências desastrosas que tal descuido pode acarretar, e a interação com estranhos.
Outra chamada de atenção relacionou-se com os cuidados que é necessário ter quando nos deixamos seduzir pelos jogos “online”, quase sempre anunciados como grátis, porque, na maioria dos casos, acabam por nos aliciar para comportamentos de risco, pedindo informações que nunca devem ser divulgadas.
Recorrendo à projeção de materiais multimédia, os agentes alertaram ainda os alunos para os perigos do “phishing”  (forma de fraude eletrónica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos), do “cyberbullying” ou assédio virtual e para o risco da dependência, em prejuízo, por exemplo, do estudo e do descanso.
Em suma, o importante é usar a internet com segurança e responsabilidade, de uma forma saudável e equilibrada, tendo sempre consciência de que tudo o que se coloca na internet deixa de ser nosso e privado, ainda que, mais tarde, nos venhamos a arrepender e tratemos de apagar os conteúdos em causa.
As sessões revelaram-se muito interessantes, prendendo a atenção dos alunos que não se cansaram de partilhar experiências.
Sob o lema deste ano – “Cria e partilha com responsabilidade: uma internet melhor começa contigo” –, os encontros foram uma iniciativa conjunta do Grupo 550 (Informática), Biblioteca Escolar, Equipa PTE, Núcleo Escola Segura da GNR e Microsoft.
Biblioteca Escolar

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Comandante Taveira alerta alunos para os perigos na internet

Alunos do 4.º e do 5.º anos da Escola Básica Diogo Bernardes participaram num colóquio sobre utilização segura da internet, com a presença do Comandante Gustavo Taveira, do Posto Territorial de Ponte da Barca da Guarda Nacional Republicana.
Distribuídos por duas sessões, os alunos foram alertados para a importância de uma navegação segura, consciente e responsável na internet, evitando sempre situações de risco como, por exemplo, o fornecimento de dados pessoais, pelas consequências desastrosas que tal descuido pode acarretar.
Outra chamada de atenção teve a ver com os cuidados que é necessário ter quando nos deixamos seduzir pelos jogos “online”, porque, na maioria dos casos, acabam por nos aliciar para comportamentos de risco, facultando informações que nunca devem ser divulgadas.
Recorrendo à projeção de materiais multimédia, o Comandante Taveira alertou ainda os alunos para os perigos do “phishing”  (forma de fraude eletrónica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos), do “cyberbulling” ou assédio virtual e para o perigo da dependência da internet, em prejuízo, por exemplo, do estudo e do descanso.
Tratou-se de uma conversa muito interessante que prendeu a atenção dos miúdos que não se cansaram de colocar questões e de partilhar experiências, confessando, inclusive, que falsearam dados pessoais para se registarem e criarem a sua página no “facebook”.
Estas sessões foram promovidas pelo Grupo 550 (Informática), em articulação com a Biblioteca Escolar e a equipa PTE, e aconteceram no âmbito da celebração do Dia Internacional da Internet Segura que, todos os anos, se celebra em fevereiro.
Em 2016, a jornada decorre na próxima terça-feira, dia 9, sob o lema "Assuma o seu papel para uma internet melhor".
Prof. Luís Arezes  

quarta-feira, 4 de março de 2015

Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015

    
Em fevereiro, celebrou-se o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015, este ano com o tema "Juntos vamos criar uma internet melhor”.
O “Dia da Internet mais Segura” é um evento europeu organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT-Fundação Para a Ciência e Tecnologia, que envolve a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Neste âmbito, em parceria com a “Microsoft Portugal” e a “GNR/Escola Segura”, os alunos dos 2.º e 3º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participaram, no dia 10 de fevereiro, num ciclo de sessões de sensibilização para uma navegação segura, consciente e responsável na Internet.
Ainda a propósito de alertar para a importância de todos promovermos uma utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias online, o Grupo de Informática, a equipa PTE e a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos promoveram, ao longo da segunda semana de fevereiro, outras atividades de informação e sensibilização, abertas à comunidade escolar:
 Projeção de vídeos/apresentações eletrónicas;
 Debates em sala de aula sobre a temática;
- Jogos educativos SeguraNet.
 A equipa dinamizadora

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Conheça os esquemas de email fraudulentos mais comuns

Grande parte das mensagens de email que chegam às nossas caixas de correio continuam a ser spam e muitas vezes têm anexados ficheiros perigosos.
A Kaspersky lista as tentativas de engodo mais comuns…
Em 2012, 3,4% de todos os emails que chegaram às caixas de correio eletrónico no mundo inteiro continham anexos perigosos, nota a Kasperky Lab. Isto quando 74% mensagens são spam.
Muitas dessas mensagens surgem de fontes habituais, maximizando as hipóteses de serem abertas. Além disso, recorrem muitas vezes aos mesmos temas para enganarem os seus destinatários.
A mudança de password é uma das "desculpas" mais comuns. Para supostamente modificarem as suas credenciais de acesso, os utilizadores têm que abrir um ficheiro anexo onde introduzem os seus dados pessoais. A intenção é roubar toda a informação disponibilizada para obter os dados de acesso a equipamentos ou a serviços.
Ultimamente estão a ser enviados emails falsos de companhias aéreas ou hotéis a confirmarem reservas. Pede-se ao utilizador que clique num link, para de seguida se registar numa página falsa onde está normalmente alojado código malicioso, que poderá instalar-se no computador da vítima.
O apelo à curiosidade tendo como tema as "tragédias" mediáticas ou as partilhas de fotos ou vídeos em que, supostamente, a vítima estará identificada, também têm sido desculpas recorrentes.
Por último, a Kaspersky Lab lista como esquema fraudulento mais comum os sites legítimos, como Wikipedia ou a Amazon, em que já foram encontrados links maliciosos. Através destas mesmas ligações, as vítimas são redirecionadas para outras páginas com códigos ocultos, na tentativa de aceder a qualquer informação do computador.

terça-feira, 12 de março de 2013

e-Book “Uma História na Floresta”

Já está disponível o e-Book “Uma História na Floresta” que reúne os trabalhos apurados para a fase final do concurso de expressão escrita com o mesmo nome, dinamizado pelo Grupo Disciplinar de Português e pela Biblioteca Escolar.
Com esta iniciativa, desenvolvida em dois escalões – 1.º e 2.º ciclos do Básico –, pretendeu-se favorecer a autonomia e o espírito crítico dos alunos, desafiar a sua criatividade e o exercício da expressão escrita e, ao mesmo tempo, contribuir para o aprofundamento de princípios de cidadania ambiental e de uma cultura cívica promotora da defesa do meio ambiente e dos recursos naturais de que o Concelho de Ponte da Barca é tão rico.
Os textos agora publicados em suporte digital constituem, em nossa opinião, um interessante documento que bem poderá servir de ponto de partida para um trabalho de educação ambiental e de aprofundamento de uma atitude cívica cada vez mais responsável na relação que todos somos chamados a manter com a Natureza.
Pode aceder ao e-Book, clicando aqui…

À Conversa com... Evandro Morgado
Este projeto surgiu na sequência do trabalho desenvolvido, no último ano letivo, no âmbito da participação do Agrupamento na 10.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, centrada na temática dos recursos naturais locais, nomeadamente, a floresta.
Este ano, para além do concurso de expressão escrita, esta riqueza tão importante do Concelho de Ponte da Barca esteve ainda presente no concurso de leitura do 1.º ciclo que trabalhou a obra “Os Guardiões das Florestas”, da autoria de Márcia Morgado e Evandro Morgado.
Evandro Morgado que, na próxima quinta-feira, participa em três sessões com todos os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento.
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


e-Book “Geração Móvel e Desafios”
 
Já está disponível on-line o e-Book “Geração Móvel e Desafios” que reúne os melhores trabalhos do concurso de expressão escrita dinamizado pelo Grupo Disciplinar de Português e pela Biblioteca Escolar.
A iniciativa desenvolveu-se a propósito da celebração do “Dia Europeu da Internet mais Segura”, que se assinalou a 5 de fevereiro com o objetivo de promover a inclusão digital e uma utilização crítica, consciente e segura da internet.
O e-Book que agora publicamos constitui um interessante documento que bem poderá merecer uma leitura e reflexão, por parte dos colegas dos autores dos trabalhos e da comunidade educativa em geral.
Porque, como lembra Mariana Antunes, “‘tu até te podes esquecer do que fazes na internet, mas a internet nunca se esquece!’”. E “depois pode ser tarde para se remediar o erro cometido” (Vanda Tavares).
Pode aceder ao e-Book, clicando aqui.
 
          Os Coordenadores do Grupo Disciplinar de Português
e da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Concurso de expressão escrita
“Geração Móvel e Desafios”


No âmbito das celebrações do “Dia Europeu da Internet Mais Segura”, que se assinalou ontem, 5 de fevereiro, o Grupo Disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar promoveram um concurso de expressão escrita subordinado ao tema “Geração Móvel e Desafios”.
Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação do respetivo professor da disciplina de Português, aguardando-se para breve a publicação em ebook dos textos apurados ao nível das turmas.
Reconhecendo a qualidade global dos originais, o júri considerou merecedores de um aplauso especial um trabalho em cada escalão: “O meu grande amor!”, de Vanda Tavares (3.º Ciclo do Ensino Básico) e “A Internet nunca se esquece!”, de Mariana Antunes (Ensino Secundário)...

O meu grande amor!
Ainda era um jovem inocente e não conhecia muito bem os perigos a que estava sujeito na internet.
Tudo começou quando me ofereceram o telemóvel que eu tanto queria: comecei por experimentar os jogos, a sua sonoridade, pois adoro música, explorar as suas potencialidades e mandei umas mensagenzitas aos meus amigos para lhes dar a novidade.
Cheguei à escola a gabar-me do meu telemóvel topo de gama e senti até que alguns amigos meus ficaram com uma pontinha de inveja. Mais tarde, já em casa, fiquei horas a fio a mexer no telemóvel, nem queria comer, estava tão viciado, fiquei um gabarolas de primeira. Ao fim de algum tempo, comecei a perder alguns amigos, é verdade, mas tinha o meu grande amor, o telemóvel!
Como tinha muito saldo, um dia resolvi aceder à internet. A partir dessa altura, comecei a passar lá muito tempo, até que um dia deparei-me com um anúncio muito apelativo que dizia: “Parabéns! Foi o nosso vencedor desta semana, acabou de ganhar internet grátis durante cinco anos! Clique em “Levantar o Prémio”. É óbvio que nem hesitei, cliquei logo com grande alegria, sem ter noção dos perigos que podia estar a correr.
Começou então a desaparecer dinheiro do saldo do meu telemóvel, cerca de 4 euros por semana. Eu não percebia o que estava a acontecer, por isso resolvi logo pedir ajuda ao meu pai, informando-o do que me tinha sucedido. Claro que ele me deu logo um raspanete e explicou-me que tudo aquilo estava a acontecer por eu ter caído na cantiga de ganhar um prémio e por ter dado os dados do meu telemóvel a alguém que eu não conhecia de lado nenhum, coisa que jamais se deve fazer. O meu pai tratou, então, de cancelar o meu cartão e mudou para outro.
Apelo, por isso, a todos que nunca deem os vossos dados na internet, para que não venham a ter uma experiência tão ou ainda mais desagradável do que a minha, porque depois pode ser tarde para se remediar o erro cometido.
                                                                               Vanda Antunes Tavares – 8.º E
A Internet nunca se esquece!
            Estava feliz.
            Os dias passavam e em todos eles tinha um sorriso nos lábios, um brilho no olhar. Sentia-me preenchida e satisfeita com a vida. Tinha muitos amigos, uma família fantástica, boas notas e sobretudo o que pensava ser o namorado perfeito. Perfeito mesmo. Às vezes dava por mim a pensar que para o resto da minha vida só precisava de finalizar os meus estudos, trabalhar no que eu queria, casar com ele, ter filhos e… final feliz! Parecia mesmo um conto de fadas!
            Porém, nunca nos meus piores sonhos (já que estava a viver um sonho) pensei no que se passaria meses depois.
            Comecei a achar que o meu namorado (atual ex-namorado, ou melhor dizendo, uma pessoa que nem conheço) não era o príncipe encantado como o tinha desenhado. Mas o amor que sentia por ele era tão cego e de tal modo gigante que nem a isso ligava.
E o inevitável aconteceu. A nossa relação acabou. Todavia, em vez de ficarmos amigos, fruto de vários meses juntos, acabámos chateados, muito chateados! Ódio e uma intensa vontade de vingança foi o que sobrou no coração dele. Aliás, esses sentimentos passaram rapidamente do coração para a cabeça, tendo ele já preparado um plano para eu deixar de ser uma pessoa feliz.
            Bem… já chega de lengalenga! Vou falar do que realmente me levou a escrever este texto (ou espécie de diário, não sei).
            Como já se deve perceber, o meu antigo namorado utilizou as redes sociais (sem querer fazer publicidade), mais concretamente o Facebook, o mais utilizado neste momento, com o simples objetivo de arruinar as minhas pedras preciosas: os meus amigos.
            Criou uma conta como se fosse eu e utilizou uma foto – incluída no meu perfil verdadeiro – para a tornar mais credível. Enviou “pedidos de amizade” e conversou com algumas pessoas minhas conhecidas (suponho que não tenham sido boas conversas segundo alguns relatos). Humilhou-me, publicando estados impróprios, se é que me entendem… A conta falsa foi apagada, decorridos dois ou três dias, já não me recordo bem.
            Como se não bastasse, um ou dois meses depois, entrou na minha conta original e fingiu ser eu, mas aí foram breves minutos e não foi tão grave como na primeira situação.
            Claro que chorei, sofri, sofri muito, mas não chorei por muito tempo. Felizmente, tinha amigos que me conheciam e sabiam perfeitamente que tudo aquilo era falso, que não podia ser eu e que, sem sombra de dúvida, era obra do meu “amigo”. Contei com a ajuda de um anjo que desceu dos céus para me ajudar, uma minha professora (já não é minha professora atualmente, mas não deixa de ser minha professora, pelo simples facto de me ensinar a viver sempre que converso com ela), a quem devo muito da minha felicidade. E se consegui levantar-me e voltar a ser feliz é grande parte a ela que o devo. Agradeço muito aos meus amigos, que ainda são os meus amigos, passado já quase um ano, e que hoje considero os meus alicerces. Não, como é óbvio, não me esqueço da minha família que me ajudou muito, principalmente a minha mãe.
Concluindo, não cedam as vossas palavras-passe a ninguém. Eu cedi a minha, confesso. Claro que a mudei, a do Facebook, mas esqueci-me de alterar a do correio eletrónico. Se alguém confiar verdadeiramente em ti, não precisa das tuas senhas de acesso. (Eu não fui obrigada, mas aprendi esta lição da pior maneira). Cuidado também com as fotos, que podem ser colocadas em sítios que não queiras. Nada, mas mesmo nada é seguro neste “mundo”.
Acabo com uma frase que, de certeza, marcará a minha vida para sempre: “Tu até te podes esquecer do que fazes na Internet, mas a Internet nunca se esquece!
Mariana Antunes, 10.º D

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA

 
Celebra-se, amanhã, o Dia Europeu da Internet Segura.
Mais pormenores sobre os objetivos desta iniciativa, clicando em...
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/jovens_mais_conscientes_e_protegidos_no_dia_e_1297047.html

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Versão atualizada do sítio Internet Segura é lançada hoje

O Centro Internet Segura lança hoje o novo sítio sobre segurança na utilização da internet, que apresenta uma versão mais interativa e com mais funcionalidades para melhorar o alerta sobre riscos associados às novas tecnologias.
O site www.internetsegura.pt pretende proporcionar uma experiência mais interativa com o público, de todas as idades, e tem a missão de sensibilizar para a importância de um acesso cada vez mais criterioso aos recursos online, e de prevenção de potenciais riscos através de um uso correto e informado.
Os visitantes poderão testar os seus conhecimentos sobre internet e comportamentos seguros na navegação, por grupos específicos, por exemplo, por escalão etário, ou por interesses específicos, no caso dos pais ou professores.
Segundo o Internet Segura, em Portugal, mais de metade das pessoas com idade entre os 16 e os 74 anos utilizam a internet, mas poucos estão informados sobre estratégias, individuais e coletivas, para minimizar abusos e ilegalidades que ocorram durante a sua utilização.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bullying e Perigos na Net

Bullying e Perigos na Net” foi o tema de um colóquio realizado no auditório do polo 2, orientado pelo agente Vítor Motas.

A ação de sensibilização procurou:
·        Mobilizar e sensibilizar os alunos a evitarem comportamentos de bullying, para com colegas, progenitores, professores e funcionários;
·        Promover o contato direto com as autoridades, no sentido de informarem sobre as diferentes formas de bullying  e perigos na net;
·        Promover atitudes que permitam o desenvolvimento formal do aluno como cidadão mais capaz.
                                                                                              Professora Anabela Morais

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia Europeu da Internet Segura

Cuidados a ter
para um uso seguro da internet

Os alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade participaram num ciclo de sessões de sensibilização para uma utilização mais segura e crítica da internet por parte dos cidadãos.
As sessões, desenvolvidas pelos professores do Grupo de Informática, em articulação com a Biblioteca Escolar, aconteceram no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura que, este ano, se celebrou no dia 7 de fevereiro, sob o lema “Aproximar Gerações”.
Abertos à participação dos pais e/ou encarregados de educação, os encontros chamaram a atenção dos alunos para os perigos associados a um mau uso da internet.
Do debate estabelecido, resultaram as seguintes recomendações:
·        Nunca fazer amizades com pessoas conhecidas pela Internet;
·        Nunca enviar fotografias pessoais a desconhecidos;
·        Nunca divulgar informação pessoal;
·        Nunca descarregar no computador imagens enviadas por desconhecidos;
·        Nunca responder a mensagens agressivas ou obscenas;
·        Nunca confiar no que um estranho diz quando comunica através da Internet.
Mais duas mensagens muito importantes: ninguém dá nada a ninguém, pelo que é fundamental ser muito cuidadoso na abordagem da publicidade enganosa, e é preciso pensar muito bem antes de publicar alguma coisa, porque, a partir desse momento, fica acessível a toda a gente, para sempre!
Numa segunda fase do encontro, os alunos participaram num jogo interativo de resposta múltipla, em que tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre os princípios básicos de uso seguro da internet.
Ainda a propósito do Dia Europeu da Internet Segura, o Grupo de Informática dinamizou um concurso de criação de uma imagem relacionada com o tema “Aproximar Gerações”, seguindo o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto… com segurança!”, e apresentou, nas salas da Biblioteca Escolar dos polos 1 e 2, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos.
Também o Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa/Português se associou a esta efeméride, operacionalizando mais uma edição do concurso de expressão escrita “Geração Móvel: Desafios”.
Pode conhecer aqui três trabalhos de reconhecida qualidade...
Luís Arezes, professor bibliotecário

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia Europeu da Internet Segura
A propósito do Dia Europeu da Internet Segura que se assinala na próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro, o Grupo 550 (Informática), em articulação com a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, vai dinamizar um conjunto de sessões de sensibilização/informação para o uso seguro da web.
As atividades – orientadas para os alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade e para encarregados de educação – vão acontecer no auditório do Polo 2 da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes, às 8,30 e às 10,30 horas, nas próximas terça, quarta e quinta.
Para além destas sessões, a efeméride é ainda assinalada com a exposição de trabalhos de alunos, nas instalações da Biblioteca Escolar dos Polos 1 e 2 da Escola-sede do Agrupamento.
Subordinado ao tema “Aproximando Gerações”, o Dia Europeu da Internet Segura é organizado pela INSAFE, rede europeia de projetos de cooperação para a promoção da sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.
A organização