Mostrar mensagens com a etiqueta Palestra leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Palestra leitura. Mostrar todas as mensagens

sábado, 22 de outubro de 2016


Nos dias 24 e 25 de outubro (segunda e terça), João Manuel Ribeiro, autor de “Pequenos Corações Verdes”, obra selecionada para o Concurso de Leitura do 1.º Ciclo, visita o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Ao longo dos dois dias, o autor desloca-se à EB Diogo Bernardes, à EB de Crasto e à Básica de Entre Ambos-os-Rios, para dinamizar encontros com todos os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.
As sessões, que foram objeto de uma preparação prévia, num trabalho articulado entre as professoras titulares e a Biblioteca Escolar, acontecem no âmbito da parceria que o Agrupamento mantém com as Edições Opera Omnia.
Com este trabalho, pretende-se contribuir para o sucesso educativo, favorecendo o gosto pelo livro e pela leitura, através da interação entre o autor/ ilustrador e o recetor da obra.
O calendário das sessões é o seguinte:

Os encontros estão abertos à participação dos pais/ encarregados de educação, porque o desígnio da leitura é uma tarefa que a todos deve mobilizar.
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Alunos sentem o fascínio da leitura 

com Raquel Ramos



Alunos do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes participaram num interessante encontro com Raquel Ramos, autora de obras como “Episódios da Vida de um Jovem Gato”, “Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas” e “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”.


O encontro – que aconteceu no âmbito da programação da Feira do Livro do Município de Ponte da Barca – proporcionou uma animada e produtiva conversa centrada na temática do gosto pela escrita, no processo criativo e também na importância e no prazer da leitura.
Especial atenção mereceu “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”, uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura que os alunos leram com grande entusiasmo, elaborando trabalhos que partilharam com a convidada, o mesmo acontecendo, aliás, com a docente de Português, a professora Paula Calado.

Entre perguntas e respostas, a adolescência e os seus problemas estiveram em análise, tendo os participantes na sessão aplaudido a atitude cívica da Ana Joana e guardado o seu lema de vida, sobretudo nos momentos mais difíceis: “Eu consigo!”.
Outra mensagem que os alunos acolheram com fascínio tem a ver com o valor da companhia dos livros e com o prazer da leitura.
Raquel Ramos deixou este convite aos alunos e fez questão de partilhar com eles a sua própria experiência de leitora, mostrando-lhes que traz sempre um livro no saco, para desfrutar ao longo do dia, nos “bocadinhos” que vai encontrando aqui e acolá…
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Saramago ganha vida


A apresentação pública de uma peça escultórica de José Saramago, da autoria do professor José Félix, motivou uma sessão sobre o Prémio Nobel da Literatura, em que participaram a Direção do Agrupamento, professores e os alunos do 12.º ano da Escola Secundária.

Os participantes aplaudiram a escultura, tendo o Diretor, Carlos Louro, felicitado o autor da peça, uma obra singular que, segundo afirmou, constitui uma interessantíssima representação de Saramago e um desafio a um estudo mais atento do “Memorial do Convento”, por parte dos alunos do 12.º ano.
Na mesma linha se pronunciou o professor José Félix, que alargou o apelo a todos os alunos, porque – sublinhou – a Arte é um desafio para todos e é neste contexto que considero importante deixarmos, na Biblioteca Escolar, este marco de um artista das letras.

Considerando que os alunos do 12.º ano estão a iniciar o estudo do “Memorial do Convento”, a sessão incluiu um momento de tertúlia sobre esta obra.
Depois da visualização do documentário da RTP da série “Grandes Livros”, a professora Frederica Cascão falou da relevância que a arte musical assume na obra, com destaque para Scarlatti e para o poder mágico da música do seu cravo.
Por sua vez, o professor Soares Alves partilhou a sua experiência de leitor do romance, sugerindo algumas pistas de abordagem e destacando a importância do tema da justiça, ao longo da narrativa.
Aliás, o Subdiretor do Agrupamento convidou mesmo os alunos a fazerem uma leitura do “Memorial do Convento” à luz da atualidade ou vice-versa, dedicando especial atenção às arbitrariedades e às injustiças.
Promovida pela Biblioteca Escolar no âmbito da Semana das Artes, esta sessão pretendeu ser um contributo para a divulgação do único Prémio Nobel da Literatura Portuguesa e, ao mesmo tempo, despertar, entre os alunos do 12.º ano, um maior interesse pelo estudo do “Memorial do Convento”, um romance polifónico, que remete para inúmeras intertextualidades.
Prof. Luís Arezes 

sábado, 7 de novembro de 2015

Alunos do 2.º Ciclo conversam com autora
de “As Cinco Ânforas de Ouro”


Os alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram num encontro com a autora de “As Cinco Ânforas de Ouro”, obra selecionada para o concurso de leitura deste nível de escolaridade.
Ao longo de três sessões, Joana Luísa Matos interagiu com todos os alunos das 12 turmas dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, partilhando a sua paixão pela leitura e pela escrita, pelo canto e pelo teatro.
Foi uma experiência muito intensa, com a convidada – uma “escritora por acaso”, como se autodefiniu – a fazer apelo à importância dos valores privilegiados na obra, tais como a amizade, a solidariedade, a esperança, o trabalho e o amor.
“São cinco valores básicos para a nossa vida, para sermos boas pessoas, mas há outros que também são muito importantes”. E a autora, que profissionalmente é médica dentista, fez questão de alargar a sua reflexão neste âmbito. Num interessante diálogo com os alunos, conduziu uma fascinante viagem pelo mundo da tolerância, do respeito, da honra, da lealdade, da justiça, da liberdade, da fé/confiança…
Sempre num registo de grande proximidade e num tom muito afetivo, Joana Matos encantou os alunos com a paixão que coloca em tudo quanto faz, afirmando-se como uma forte inspiração para todos, não só em termos de gosto pela leitura e pela escrita, mas também de amor à vida.
Com o espaço decorado na perfeição, graças à dedicação dos professores Júlio Martins, Ana Paula Braz, Cândida Gama, Carmem Coelho e Julieta Mendes, as sessões despertaram grande entusiasmo nos alunos que, previamente, haviam trabalhado a obra, com o apoio da Biblioteca Escolar e dos docentes de Português.
Satisfeita ficou também a escritora, que disse partir de Ponte da Barca “com a alma cheia, plena de alegria e de vontade de escrever mais e de crescer”.
Recorde-se que estes encontros resultam da parceria existente entre o Agrupamento e as edições Opera Omnia e inserem-se no âmbito do projeto “À conversa com…”, dinamizado pela Biblioteca Escolar.
Prof. Luís Arezes 

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Apresentação de Erótica Mente


Erótica Mente é o título da mais recente publicação de Lúcia Ribeiro, com ilustrações de Emanuel Cruz, ambos docentes no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A obra é composta por 27 poemas, acompanhados por outras tantas ilustrações, e foi apresentada por António Rocha, numa sessão que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária.
Perante uma plateia constituída por colegas e amigos, o antigo professor e coordenador do Departamento de Línguas, depois de traçar o percurso artístico de Lúcia Ribeiro, centrou a sua intervenção nas várias linhas de leitura dos diversos textos.
Trata-se de uma poesia muito substantiva, de expressão erótica, mas filtrada pela mente, cuja recorrência vocabular remete para o universo da sensualidade e do erotismo. Nestes 27 poemas, está presente uma exaltação do deslumbramento do erotismo, isto é – explicou – sobressai um diálogo sempre intenso e avassalador entre um “eu” e um “tu” que anseia finalizar-se em um “nós”.
Realçando a importância de, num tempo de vertigem como o atual, se afirmar o lado das emoções e dos desejos, António Rocha evocou o Amor feito poesia ao longo dos séculos e sublinhou que este sentimento é um tema omnipresente e transversal a toda a Humanidade, porque constitui uma vertente essencial do ser humano, que condiciona a sua própria realização pessoal.
Daí que tenha concluído com uma felicitação aos autores, na medida em que souberam agarrar este tema e tratá-lo com elegância e muita sensibilidade, revelando-nos, com ousadia, os abismos físicos e emocionais da paixão humana.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colóquio “Leitura e Família”


À semelhança do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, a programação da Feira do Livro do Município incluiu a realização do colóquio “Leitura e Família”.

Desenvolvido em articulação com o Agrupamento de Escolas, a edição deste ano contou com a participação de Bernardete Costa, professora e escritora, e ainda da Vereadora da Educação e Cultura, Sílvia Torres, e do Subdiretor do Agrupamento, Manuel Soares Alves.
Num registo informal em que o público teve oportunidade de partilhar as suas experiências e opiniões, a convidada sublinhou a importância da leitura, desde a mais tenra idade, tarefa em que a Família e a Escola devem dar as mãos.

O sarau decorreu no auditório da Casa da Cultura, registando a presença de professores, pais/encarregados de educação e alunos.
Num primeiro momento de animação, 16 finalistas da Educação Pré-escolar, provenientes da Escola-sede do Agrupamento e dos Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, apresentaram poemas de Manuel Parada.
Em homenagem à mãe, figura central na mediação da leitura, Marta Rocha e Francisco Casanova, do 9.º ano, e Inês Costa, do 8.º ano, partilharam “Gratidão”, um inédito construído em oficina de escrita colaborativa, sob a orientação da Professora Armanda Costa.
Por sua vez, um grupo de alunos do 12.º ano – Plácido Gomes, Juliana Dias, Raquel Fernandes e Patrícia Pereira – apresentaram Fernando Pessoa, acompanhados por Sofia Sousa e Margarida Gonçalves, respetivamente, à guitarra e à flauta transversal.
Em diferentes registos, todos deram o seu melhor na animação do colóquio.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 23 de maio de 2012

“LEITURA E FAMÍLIA”




Integrada na Feira do Livro do Município, e numa parceria entre a Câmara Municipal, o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas, decorreu no passado 21 de maio, uma palestra subordinada ao tema “LEITURA e FAMÍLIA”, orientada pela professora Bernardete Costa, com o objetivo de sensibilizar pais, educadores e educandos para as vantagens da leitura em família.
A intervenção da palestrante centrou-se na importância da leitura nas várias faixas etárias, mas de um modo particular na necessidade de criação de condições facilitadoras para a mesma desde tenra idade. Neste sentido, deixou um desafio a pais e educadores para a necessidade de encontrar tempo para lerem em voz alta pequenas histórias às crianças, estimulando deste modo o seu imaginário. O leitor do futuro começa ainda no berço, ou até mesmo no útero materno.
Prosseguiu a sua apresentação, explicitando as potencialidades e / ou virtualidades da leitura, sobretudo nos tempos em que o livro tem concorrentes poderosos como sejam as novas tecnologias e os seus atrativos imediatistas.



Como forma de motivação e enquadramento da atividade, foram apresentadas experiências de leitura, dramatizações de pequenos textos/poemas, textos musicados por alunos/turmas dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento (desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário).


Prof. António Rocha