Mostrar mensagens com a etiqueta Livro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livro. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019


Pat R apresenta romance
e inspira estudantes do Secundário

A mais recente obra de Pat R (nome artístico de Patrícia Ribeiro), “Os homens nunca saberão nada disto”, esteve no centro de uma interessante e inspiradora conversa que a autora manteve com alunos do Secundário.

Ao longo de duas sessões, a jovem escritora apresentou o romance e conversou sobre o processo criativo, dando ênfase à simbologia que une as personagens ao longo do enredo: a música, o tempo e o Mount Shasta (imagem da capa). 
Influenciada pela cultura norte-americana (literatura, música, cinema), a obra trata da história de uma família contada através do tempo e da música, pela voz dos dezoito filhos que poderiam ter resultado de um encontro entre Ian e Jeannette.
O projeto inclui ainda o chamado livro de extras (romance gráfico), com dois tipos de conteúdos: recriação de elementos que são reais no universo da história e várias interpretações das 11 personagens, feitas por diferentes ilustradores (23, portugueses e internacionais). Entre estes documentos, temos a árvore genealógica da família, o álbum de fotografias (com 9 fotografias recriadas da história), o LP/CD que o protagonista lança (vem incluído no final do livro) e 3 quadros que a avó pinta. Os restantes capítulos do romance gráfico dedicam-se à reinterpretação das 11 personagens pelos diferentes artistas convidados.


Acreditar e trabalhar
Num registo muito expressivo, que prendeu o público do primeiro ao último instante, Pat R explorou as várias linguagens presentes no trabalho, com a projeção de ilustrações e a audição de músicas que fazem parte das histórias de cada uma das personagens, cujos temas foram recriados por músicos a quem a autora endereçou convite.
No diálogo que manteve com os alunos, a jovem escritora salientou a importância da imaginação na leitura e valorizou a inter-relação “natural” entre a escrita e a ilustração, realçando a sinergia entre a literatura e as diferentes artes, nomeadamente, a música.
Sempre num clima descontraído, a autora partilhou ainda com os alunos o seu testemunho de vida, sublinhando que é fundamental acreditarmos nos nossos sonhos e nas nossas capacidades e, a partir daí, trabalhar incessantemente, sem nunca nos deixarmos vencer pelo desânimo.

 

Pat R
Pat R cresceu num ambiente altamente influente a nível artístico e, desde criança, desenvolveu um gosto particular pela música, cinema, fotografia e literatura.
Começou a escrever muito cedo, tendo completado o primeiro trabalho mais extenso aos 12 anos. A partir de então, dedicou-se, incessantemente, à escrita de argumentos, romances, poesia e contos, durante os anos de ensino secundário e de faculdade.
Estudou Estudos Artísticos, Publicidade e Marketing e Cinema e, em 2014, decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita.
Para além de “Os homens nunca saberão nada disto”, já publicou também duas novelas: “Inércia” e “O Pijama da Gata”.
Biblioteca Escolar

terça-feira, 15 de janeiro de 2019


PAT R apresenta 
Os Homens Nunca Saberão Nada Disto


A escritora Patrícia Ribeiro (PAT R) visita, amanhã, a Escola Secundária de Ponte da Barca, para apresentar o seu último livro – Os Homens Nunca Saberão Nada Disto – e conversar com alunos sobre o processo criativo, dando ênfase à simbologia que une as personagens ao longo do enredo: música, tempo e o Mount Shasta (imagem da capa). 
O livro de extras (romance gráfico) inclui dois tipos de conteúdos: recriação de elementos que são reais no universo da história e várias interpretações das 11 personagens, feitas por diferentes ilustradores (23, portugueses e internacionais). Entre estes documentos, temos a árvore genealógica da família, o álbum de fotografias (com 9 fotografias recriadas da história), o LP/CD que o protagonista lança (vem incluído no final do livro) e 3 quadros que a avó pinta na história. Os restantes capítulos do romance gráfico dedicam-se à reinterpretação das 11 personagens pelos diferentes artistas convidados para o projeto.
Durante a apresentação, PAT R esclarece também o processo criativo dos ilustradores, mostrando como os vários materiais utilizados e abordagens criativas conseguem proporcionar interpretações quase opostas da mesma personagem.
Existirá também um período de debate.
Os encontros acontecem de acordo com o seguinte calendário:

Dia
Hora
Turma
Local
16 de janeiro (quarta)
08.30H
11.º B – Professora Mafalda Cardoso
Auditório
12.º B – Professor João Davide
12.º C – Professora Laura Rodrigues
10.20H
10.º A – Professora Laura Pereira
11.º C – Professoras Guilhermina Lopes e Inês Pimenta
12.º A – Professor João Davide
                                                                Biblioteca Escolar

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

MAIS POESIA!

O fundo documental da Biblioteca da Escola Secundária acaba de ser enriquecido com mais dois títulos de poesia: "Do Romântico ao Brejeiro" e "Sonetando", ambos da autoria de Lúcia Ribeiro.
Trata-se de uma gentileza da própria autora, que fez questão de os oferecer, acompanhados de uma dedicatória.
Muito obrigado e continuação de bom trabalho, criativo e inspirado!



quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

BOM ANO! 
BOAS (e muitas) LEITURAS!

A propósito, aqui ficam alguns conselhos que ajudam a criar o gosto pelos livros e pela leitura, desde os primeiros anos...
Uma mais-valia que nunca é demais sublinhar. Porque ler é saber (e poder!). É alargar horizontes da vida e do mundo. É prosa e poesia, sede de infinito, como diz Florbela Espanca. É viajar pelo globo terrestre, ultrapassando fronteiras imaginárias, a cada página voltada. É ser mais humano...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018


A Festa da Feira do Livro 
Infanto-juvenil 


Traduziu-se numa verdadeira festa de promoção do livro e da leitura a Feira do Livro Infanto-juvenil, que animou o auditório da Escola Básica Diogo Bernardes, ao longo da primeira semana de dezembro.
Promovida pela Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo Leya, a mostra apresentou à comunidade educativa uma seleção de livros adequados à Educação Pré-escolar e aos 1.º e 2.º Ciclos, a preços muito convidativos.
Do programa da feira constou uma visita organizada das 24 turmas da EB Diogo Bernardes, assim como das EB de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, registando-se ainda a adesão de bastantes pais / encarregados de educação.
Em pleno espaço da feira, a Hora do Conto, a cargo da equipa da Biblioteca Escolar e também de Magda Pereira, da Biblioteca Municipal, ofereceu aos visitantes um momento especial de celebração da palavra, da ilustração, da imaginação e da criatividade.
De uma forma transversal, a atividade mobilizou a comunidade educativa, envolvendo todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, da Educação Pré-escolar ao 6.º ano, numa perspetiva de valorização do livro e da leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento.
A avaliar pela adesão dos visitantes e pelo seu entusiasmo, o balanço é francamente positivo.
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 30 de novembro de 2018


Alunos do 1.º Ciclo 
aplaudem animação teatral
Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa teatralização inspirada na obra “Um chá não toma um Xá… mas um Xá toma um chá!, de Sérgio de Sousa e ilustração de Ângela Vieira.
O trabalho foi dinamizado pelo ator Rui Ramos, que apresentou aos miúdos uma interpretação muito interessante do livro selecionado para o concurso de leitura do 1.º Ciclo.
As sessões decorreram no auditório da Escola Secundária e ainda na Biblioteca da Escola Básica de Crasto, que acolheu também os alunos da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios.
Para além da interação criada, da riqueza encantatória da frase versejada e do jogo das palavras homófonas, homógrafas e parónimas, a animação permitiu um contacto com os múltiplos códigos da linguagem teatral, desafiando a imaginação e a criatividade dos participantes e promovendo a apetência pelo livro e pela leitura.
Os encontros foram preparados pela equipa da Biblioteca Escolar, que, na “Hora do Conto”, fez com cada uma das turmas a leitura expressiva da obra, e pelos respetivos professores titulares, que exploraram o livro.
Recorde-se que esta atividade se desenvolveu no âmbito da parceria existente, desde há vários anos, entre o Agrupamento de Escolas e as edições “Opera Omnia”.
Biblioteca Escolar  

sexta-feira, 23 de novembro de 2018


Atriz Inácia Cruz entusiasma
alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ano


A criatividade e a riqueza expressiva da comunicação teatral encheram o imaginário das crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Ao longo dos dias 20 e 23 de novembro, o livro “Camilo, um camelo na selva”, de Júlio Borges e ilustração de Susana, obra selecionada para o concurso de leitura deste escalão, esteve no centro das atenções, com os mais novos a participarem em encontros dinamizados pela atriz/ animadora.
Partindo do livro, Inácia Cruz deliciou os miúdos com uma interpretação criativa inspirada na obra, proporcionando-lhes uma experiência entusiasmante, com todos a sentirem-se envolvidos na história, interagindo com a convidada e sentindo o fascínio da língua materna, do livro, da leitura e da expressão cénica.

As sessões – seis na EB Diogo Bernardes e uma tanto na EB de Crasto como na Básica de Entre Ambos-os-Rios – foram organizadas pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, e resultaram da parceria existente entre o Agrupamento e as Edições Opera Omnia.
Numa fase prévia, os encontros foram preparados com um trabalho conjunto entre as educadoras, os docentes titulares da turma e a Biblioteca Escolar, que dinamizou a Hora do Conto com o livro "Camilo, um camelo na selva".
Prof. Luís Arezes

terça-feira, 2 de outubro de 2018


Raquel Ramos na apresentação do Diário de Ana Joana:
A leitura é um prazer que é preciso treinar


A iniciação à leitura exige esforço, tal como o exige aprender a andar de bicicleta ou a nadar, mas, uma vez apanhado o gosto, trata-se de uma experiência que nos proporciona uma enorme satisfação e um enriquecimento sem limites.
A mensagem foi deixada por Raquel Ramos a um grupo de alunos do 3.º ciclo da Escola Secundária de Ponte da Barca que participaram na sessão de lançamento da sua mais recente obra, “Diário de Ana Joana – 13 anos e 30 moinhos de vento”.

Num ambiente informal, mas de grande envolvimento dos participantes, a sessão ficou assinalada pelo contributo assertivo e mobilizador de um grupo de alunos do 9.º ano.
A Maria Miguel de Gusmão começou por apresentar a autora, seguindo-se um momento muito interessante em que a Maria João Cerqueira, a Luana Silva, a Rita Ribeiro e a Silvana Silva partilharam com o público a sua experiência da leitura do livro.
Dos diferentes testemunhos resultou a certeza de que uma obra pode proporcionar diferentes viagens interiores e múltiplas reflexões, consoante a sensibilidade de cada leitor, mas todas foram unânimes em sublinhar a forte personalidade e o carácter determinado de Ana Joana, a protagonista do diário.
Esta ideia foi aprofundada no período de perguntas e respostas. Confrontada com um conjunto de questões colocadas pelos alunos, Raquel Ramos explorou o lema de vida de Ana Joana – “Eu consigo!” – para sublinhar quanto é importante acreditarmos nas nossas capacidades e perseguirmos os nossos sonhos.
A autora falou ainda dos livros que marcaram a sua vida e da importância da leitura, porque um bom leitor é sempre alguém que está em vantagem, na medida em que vê mais longe.
Para além de alunos, professores, encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa, a sessão contou ainda com a presença de um representante da editora Coolbooks (marca da Porto Editora), da Vereadora da Educação e Cultura e do Diretor do Agrupamento.
Nas suas intervenções, todos felicitaram a iniciativa e sublinharam também a importância da leitura, enquanto ferramenta que nos ajuda a crescer como pessoas e como cidadãos.
A encerrar, Raquel Ramos presenteou os seus leitores com uma sessão de autógrafos.
Biblioteca Escolar

sábado, 29 de setembro de 2018

quarta-feira, 26 de setembro de 2018


Apresentação do Diário de Ana Joana
– 13 anos e 30 moinhos de vento, de Raquel Ramos


Realiza-se na próxima segunda-feira, às 16 horas, no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca, a apresentação do livro selecionado para o concurso de leitura – 3.º ciclo: Diário de Ana Joana – 13 anos e 30 moinhos de vento, de Raquel Ramos.
A autora estará presente e disponível para responder a questões dos leitores e para participar numa sessão de autógrafos.
A participação na sessão – que contará com intervenções / depoimentos de alunos do 3.º ciclo – está aberta à comunidade educativa.
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 18 de julho de 2018

BOAS LEITURAS


“Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas”, de Raquel Ramos

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acaba de ver enriquecido o seu fundo documental com a mais recente obra de Raquel Ramos, intitulada “Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas”.
Direcionada para o público juvenil, trata-se de uma interessante biografia do arquiteto e grande mestre da pintura, que soube como ninguém explorar o jogo das cores e das formas geométricas, afirmando-se como um notável artista à frente do seu tempo, sempre empenhado na busca de um produto final harmonioso que fosse “um espetáculo de plenitude, de exatidão”.
O livro, que se apresenta como um belo artefacto, reproduz ainda algumas das pinturas mais emblemáticas deste artista plástico, um dos mais marcantes do nosso país no século XX.
Nadir Afonso nasceu em Chaves, em 1920, e iniciou a sua formação no Liceu local, cujo patrono é Fernão de Magalhães, o grande navegador com raízes em Ponte da Barca.
Estudou na Escola de Belas Artes, no Porto, e, depois, partiu para Paris, onde colaborou com Le Corbusier. Passou ainda pelo Brasil, onde trabalhou com Óscar Niemeyer, e, em 1980, regressou definitivamente a Portugal. Condecorado com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, realizou dezenas de exposições, em Portugal e no estrangeiro, e publicou várias obras de reflexão sobre a Arte e o ato criativo. Faleceu em 2013.

“Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”
Para além da sua mais recente obra, Raquel Ramos teve ainda a amabilidade de oferecer à Biblioteca Escolar um conjunto de 10 exemplares do “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”.
Reeditado pela Coolbooks, o diário partilha com os leitores a vida de uma adolescente que deseja ser política e que tem como lema de vida “Eu consigo!”.
Este é o 1.º volume de uma série de quatro que vão transformar a Ana Joana numa amiga inseparável. A publicação do próximo volume está para breve.
Raquel Ramos é professora de Inglês e Alemão e, desde 2007, colabora com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares). É autora de vários livros infantojuvenis: “Episódios da vida de um jovem gato” (2014); “Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas” (2015); Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura (2015); “Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas” (2018).
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 9 de maio de 2018


À conversa com... Jaime Ferreri
A leitura ajuda-nos a sermos livres
A paixão pelo livro e pela leitura e o fascínio da escrita estiveram no centro de uma conversa que Jaime Ferreri manteve com alunos dos 8.º e 9.º anos da Escola Secundária de Ponte da Barca.

Num registo informal, o encenador, diretor de atores e escritor deu largas à sua veia de contador de histórias, convocando os participantes para a importância da leitura, porque – afirmou – se não tivesse lido como li, nunca teria conseguido escrever como escrevo.
Antes de ser escritor, fui leitor, leitor viciado, num tempo em que quase não havia bibliotecas, salvo a itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi nesse tempo que descobri Virgil Georgiu, um escritor grego a quem me agarrei, aprendendo para a vida o gosto pela leitura, a tal ponto que posso afirmar que tudo o que sou devo-o aos livros.
Partilhando a sua experiência com os alunos, desafiou-os a também explorarem os caminhos da leitura, porque – defendeu com convicção – a leitura ajuda-nos a sermos melhores, a sermos livres, isto é, a sabermos fazer, a sabermo-nos defender, a conseguirmos exprimir-nos, a sermos capazes de satisfazer as nossas necessidades básicas, sem precisarmos de tutores ou de solicitadores. Em suma, a leitura está na origem de tudo o que é importante, insistiu o convidado.

Numa viagem pelo imaginário popular, pelos penedos da Fonte Santa e da Moura Encantada, Jaime Ferreri convidou ainda os alunos a apurarem o seu espírito crítico e a treinarem a arte de saborear as palavras e a sua musicalidade, porque o sabor é um dos sentidos mais refinados.
Outro momento que despertou grande interesse prendeu-se com a partilha do seu percurso de vida, com o esforço e trabalho a que teve de se entregar para conseguir estudar e valorizar-se pessoal e profissionalmente, e com as suas memórias da guerra colonial, pelo que – concluiu – no meio de todas as dificuldades podemos sempre fazer coisas fantásticas.
A terminar, Jaime Ferreri não poderia ter sido mais direto e assertivo na mensagem que deixou aos jovens estudantes: A melhor coisa que podemos ter na vida é a ilusão, não é o dinheiro. Por isso, leiam, viajem por mundos imaginários, interajam com personagens e com vivências ficcionadas. Nunca tenham inveja de ninguém, nem fiquem de mal convosco. E cada um siga o seu caminho, porque somos únicos, como eu não há ninguém!
Recorde-se que Jaime Ferreri é autor de vários títulos, nomeadamente, “O cabrito montês” (novela), “Fizeram de mim soldado”, “Os homens também hibernam”, “A minha filha Inês” (romance), e ainda “Crónicas (Des)alinhadas” e “Pecúlio” (poesia).
No próximo dia 18 de maio, é apresentada na Feira do Livro de Ponte da Barca a sua mais recente obra, “O Suco das Palavras” (contos).  
A Organização   

sábado, 28 de abril de 2018


LER É SABER +
Ler é saber +, é alargar horizontes, sonhar mundos possíveis, é dar largas à imaginação.
Sob a orientação da professora de Português, Rosa Maria Arezes, o 8.º E gosta de trilhar os caminhos da leitura e, nestes breves depoimentos, 11 alunos optaram por partilhar a sua experiência à volta de cinco livros.
Sim, porque “Ler é saber +”, ler é um prazer!

A Filha da Minha Melhor Amiga, de Dorothy Koomson
Este livro conta-nos a história de Adele Brannon e Kamryn Matika, melhores amigas desde os tempos da faculdade. Porém, uma traição entre Adele e o noivo de Kamryn destrói o relacionamento entre os três.
A certa altura, Adele vê-se obrigada a confessar que a sua filha de três anos, Tegan, é fruto de um caso de uma noite com Nate, o noivo de Kamryn.
Dois anos depois, Adele, com uma doença terminal, pede a Kamryn que adote a sua filha. Após muita ponderação, ela decide tornar-se tutora legal de Tegan e vai buscá-la. Posteriormente, decide encetar os procedimentos para adotar Tegan. Para isso, precisa de obter a autorização do único progenitor vivo. Será que consegue?
Gostámos muito de ler este livro, porque é cativante e aborda temas muito importantes, tais como maturidade, a amizade, a traição, a morte e o perdão.
Inês Amorim Rêgo e Maria João Alpoim Garcia Cerqueira

O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos



É um dos livros mais bonitos que já lemos. A mensagem que transmite deixa-nos, tantas vezes, de lágrimas nos olhos.
A título de motivação, registamos uma das frases que mais nos marcou: “Você precisa de saber que o coração da gente tem que ser muito grande e saber tudo o que a gente gosta”.
Maria Gusmão e Tiago Pereira








Corações em Silêncio, de Nicholas Sparks




Corações em Silêncio é um livro que nos fala de um bombeiro que arrisca a sua vida pelo próximo: “Coragem de bombeiro”. Em várias circunstâncias é também levado a pôr à prova um outro tipo de coragem que, até então, desconhecia: “Coragem do amor”.
É uma obra muito motivadora, que recomendamos!
Joana Fernandes e Maria Gomes








Star Wars – Herdeiro do Império, de Timothy Zahn


Star Wars é uma trilogia de leitura divertida, onde pomos constantemente à prova a nossa imaginação.
Adorámos este livro, porque se baseia em guerras galáticas e em batalhas Jedi.
As frases que mais nos marcaram pela mensagem que encerram são: “Você não pode impedir a mudança, assim como não pode impedir que os sóis se ponham” e “Que a força esteja com você!”.
Ricardo Freitas e José Esteves







Os filhos da droga, de Christiane F.

Gostámos deste livro, porque demonstra como a juventude é uma fase difícil da nossa vida e como somos facilmente influenciados.
Relata a história de uma adolescente sensível e inteligente que, depois de ter fumado o primeiro cigarro, entra no mundo da droga. Para alimentar o vício, prostitui-se. Passa a usar drogas pesadas, o que a leva a viver situações degradantes e humilhantes para o ser humano.
É um alerta para todos os jovens.
                            Maria Beatriz, 
Sara Beatriz 
e Márcia Moreira

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ler faz bem!
A leitura é um exercício valioso para o cérebro e para a capacidade da nossa mente, mas é, sobretudo, um caminho que nos aproxima da compreensão do mundo e da nossa própria compreensão e nos ajuda a estruturar o pensamento, a exprimir adequadamente as nossas ideias e os nossos sentimentos, a olhar, com espírito crítico, o mundo e a vida.
A leitura é um alimento inesgotável para a imaginação e para a criatividade, uma porta que nos permite estar sempre acompanhados e nos oferece o horizonte infinito do sonho, do mundo possível que nos empurra à ação.
Ler faz bem! Quem o garante, desta vez, são oito alunos do 12.º ano, no âmbito do seu “Projeto de Leitura”, na disciplina de Português…

O Quarto de Jack, de Emma Donoghue



O Quarto de Jack é uma história muito interessante, uma vez que retrata temas bastante atuais, como sequestros e violações de jovens.
Aconselho a sua leitura, não só pela história em si, mas também pela mensagem que nos transmite, alertando-nos para a sociedade em que vivemos e para os seus aspetos negativos.
Marta Araújo





A Metamorfose, de Franz Kafka
“Certa manhã, ao acordar, após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso inseto”.
A Metamorfose conta-nos a história de um exemplar caixeiro-viajante, Gregor Samsa, que sofre a tragédia de se transformar num inseto, da noite para o dia. No entanto, Gregor é apenas a personagem escolhida por Kafka para materialização de uma ideia de marginalização, discriminação, angústia individual, solidão e desesperança humana. Através dele, é transmitida uma situação atual da qual milhares de pessoas são vítimas, vivendo praticamente ignoradas e sem conseguir comunicar com o Mundo.
Para além disso, nesta narrativa simbólica, tal como é característico deste autor, é explorado o totalitarismo da burocracia. Neste caso em particular, é caracterizado por um constante controlo da entidade hierarquicamente superior para com a inferior, o que se torna claro, por exemplo, quando, à mínima falha de Gregor com as suas responsabilidades profissionais, o seu chefe vai a sua casa, chamando a atenção para tal facto.
Deste modo, A Metamorfose é um livro cuja mensagem não deve ser interpretada no sentido literal sem ir além da sua história fictícia, que o torna, por isso, um dos livros mais influentes da literatura moderna.
                      Margarida Seco
O Teorema de Katherine, de John Green




A estrutura da história é completamente única. Foi tudo pensado ao pormenor, as palavras encaixam umas com as outras na perfeição e o contexto como tudo aconteceu é absolutamente incrível. 
Ana Isabel Pinheiro





Tudo, tudo… e nós, de Nicola Yoon
Tudo, tudo… e nós, de Nicola Yoon, conta a história de Madeline Whittier, portadora de uma doença extremamente rara que debilita o seu sistema imunológico e o torna incapaz de combater vírus e bactérias que fazem parte integrante do mundo em que vivemos. Esta sua condição de vida impede-a de sair de casa e de interagir com outras pessoas, para além da mãe e da sua enfermeira.
Apesar da sua deficiência a isolar do mundo, Maddy, que é uma jovem inteligente, curiosa e observadora, passa muito do seu tempo a ler. Além disso, frequenta aulas de arquitetura, durante as quais dá asas à sua criatividade com a construção de inúmeras maquetes, nas quais coloca sempre a figura de um astronauta, o seu alter ego, já que é assim que ela se sente em relação ao resto do mundo.
Os seus 18 anos foram passados num círculo vicioso: todo o seu mundo se resume à casa onde vive, sendo a janela do seu quarto o seu único contacto com o exterior. É precisamente através desta abertura para o horizonte que a sua vida se vai alterar, no dia em que vê pela primeira vez o seu novo vizinho.
Olly é o nome do rapaz. A sua silhueta alta, magra e sempre vestida de preto fá-lo parecer bastante ágil e confere-lhe um ar misterioso que desperta a atenção da rapariga. Esta atitude é mútua, pois a curiosidade do jovem torna-se evidente, mal vê Madeline à janela de sua casa. A partir desse momento, a jovem apercebe-se que existe mais para além daquilo que conhece e está disposta a arriscar para descobrir o mundo que a rodeia.
Esta obra veicula diversas mensagens relacionadas com temas como a resiliência, a esperança e a vontade de viver. De facto, Madeline poderia continuar a viver por muitos mais anos, protegida, no aconchego da sua casa, mas decidiu expor-se, para poder desfrutar plenamente de um momento único que a vida lhe oferecia.
Arriscar assim a vida pode parecer-nos uma atitude absurda e irrefletida, mas estaria Maddy realmente a viver, ou simplesmente a sobreviver?
Filipa Zamith
Queimada Vida, de Souad
Este livro fez-me pensar e refletir acerca de muita coisa... A desigualdade de género, a falta de liberdade e de direitos das mulheres, em certos países... Mas, principalmente, sobre o facto de que nós, mulheres, não temos bem a noção da sorte que temos em haver nascido aqui!
Este livro é um apelo contra o silêncio que cobre o sofrimento e a morte de milhares de mulheres. São elas, como poderíamos ser nós... Não podemos ficar indiferentes a isto!
Não posso dizer que gostei do que li, não gostei! Não queria que existissem livros assim, muito menos histórias de vida assim... Mas como, infelizmente, são uma realidade, este livro é como que um alerta e um apelo à mudança!
Aconselho vivamente a sua leitura! 
Micaela Oliveira
O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks 
Para mim, O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks, foi o mais emocionante e talvez o mais triste dos livros que já li.
 Ao longo da sua leitura, verifiquei que apresenta duas perspetivas de um grande amor que não acabava com o passar dos anos, mas tinha que se adaptar às diferentes fases da vida e às partidas que esta lhes pregava.
 Para concluir, posso afirmar que aprendi muito com este romance, principalmente a aproveitar a vida sempre da melhor forma possível, pois ela é só uma e não sabemos quando acaba.
Sandy Leitão






Viver Depois de Ti, de Jojo Moyes 



Este é um livro diferente. É um livro que não se lê quando se pretende saber mais ou saber coisas novas e diferentes. Mas, às vezes, é preciso um livro assim, que, mesmo não acrescentando nada ao que eu já sou e já tenho, me leva para longe, me faz refletir e olhar para a vida e para o seu valor, numa perspetiva diferente.
Inês Dias






Como Ser um Treinador de Excelência, de Alcino Rodrigues
O amor pelo Desporto, a paixão pelo Futebol, o gosto pela análise e pelo pormenor. Tudo isto leva-me a ter uma enorme vontade de querer aprender cada vez mais, para que um dia possa ensinar e deixar também a minha marca, não só na vida de vários atletas, como na história do desporto-rei. 
A persistência é o caminho do êxito e o caminho faz-se caminhando.
João Fernando Cunha