quarta-feira, 8 de março de 2023

"ESCOLA A LER"

Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo

trabalham a literacia em saúde

As crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde orais.

A ação envolveu as 26 salas/turmas a funcionar nas Escolas Básicas Diogo Bernardes, de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e foi dinamizada pela Biblioteca Escolar, em articulação com a equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca e ainda a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.

Com o objetivo da promoção transversal do livro e da leitura, da higiene e saúde orais, e da autoestima, bem-estar e saúde mental positiva, o trabalho conheceu um primeiro momento com a Biblioteca Escolar a dinamizar a leitura expressiva da estória “As mil cores do sorriso de Maria”, de Ana Daniela Soares, Ana Luísa Costa e João Carlos Costa, com ilustração de Ana Daniela Soares.

Seguiu-se uma animada conversa de educação para a saúde oral, com a enfermeira Alexandrina Rodrigues, da equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, acompanhada de estudantes de Enfermagem, a interagir com os miúdos acerca dos cuidados para manter “dentes fortes, saudáveis e bonitos”.

Ao mesmo tempo, aconteceu também a aplicação de verniz de flúor às crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º ano, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.


No final da sessão, cada aluno recebeu um kit (escova e pasta de dentes), na sequência da renovação da candidatura que a Biblioteca Escolar e o Centro de Saúde apresentaram ao programa nacional SOBE + – Saúde Oral Biblioteca Escolar –, da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, do Plano Nacional da Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Este trabalho de promoção da autoestima, do bem-estar emocional e da saúde mental positiva foi também ao encontro dos objetivos do Plano IADem, uma parceria entre a Unidade Local de Saúde de Alto Minho, EPE – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte da Barca, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca e o Centro de Investigação em Psicologia, da Universidade do Minho.

Livro digital

Na sequência desta intervenção, as turmas do 3.º A e do 3.º B da EB Diogo Bernardes, sob a orientação das respetivas professoras titulares, Anabela Canossa e Emília Pinto, produziram duas estórias (“Pedro e a Pasta dos Dentes” e “Amigas Inseparáveis”) que a Biblioteca Escolar editou em livro digital, com o título “SOBE + NA BARCA”.

Trata-se de um trabalho de expressão escrita e plástica e de exercício da criatividade, que ilustra a consistência da ação que o Agrupamento de Escolas desenvolve ao nível da promoção das competências de literacia em saúde e que, de múltiplas formas, favorece a autoestima e o bem-estar emocional.

Pode ver aqui o livro digital...

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário