quarta-feira, 29 de março de 2023

Alunos do 6.º ano visitam

Centro Histórico de Ponte da Barca 

Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas concluíram, esta terça-feira, um ciclo de visitas guiadas, com a realização de um “peddy paper”, pelo Centro Histórico de Ponte da Barca.

Coincidindo com o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, criado em 28 de março de 1993, a iniciativa “Ao Encontro da História Local” – promovida pela Biblioteca Escolar e pelo Plano Nacional das Artes, em articulação com os Conselhos de Turma do 6.º ano – proporcionou aos alunos um outro olhar bem mais significativo sobre espaços e figuras que fazem parte do seu quotidiano.

O núcleo central da visita foi o Centro Histórico, nomeadamente o Largo da Misericórdia, o Jardim dos Poetas, com o Mercado Pombalino e o Pelourinho, e ainda o Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães.

Para além dos espaços e da riqueza histórica que lhes está associada, a conversa alargou-se também a figuras como Maria Lopes da Costa, os irmãos Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz e, naturalmente, Fernão de Magalhães. Aliás, a visita terminou junto ao monumento a Fernão de Magalhães, na Praça com o seu nome.

Recorde-se que a data escolhida para as celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses está intimamente ligada a uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, Alexandre Herculano, nascido a 28 de março de 1810.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário