quinta-feira, 23 de março de 2023

UMA "ESCOLA A LER"...

A Magia da Escrita e da Ciência 

na defesa do Meio Ambiente

O fascínio da escrita, do ilusionismo e da ciência estiveram no centro de uma apaixonante conversa que Filipe Monteiro manteve com os alunos do 4.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes.

Explorando a sua obra “Mestre Carbono, o Cientista”, com ilustrações de Ana Beatriz Marques, o autor conversou sobre as alterações climáticas e sobre os desafios urgentes que se colocam a cada um de nós, para salvarmos a Natureza e a própria humanidade de uma catástrofe ambiental.

Numa linguagem simples, recorrendo a ilustrações, vídeos e a experiências científicas, com um certo “toque de magia”, Filipe Monteiro trabalhou um conjunto de cenários que podem ajudar a reverter a atual situação do aquecimento global, também causado pela excessiva libertação de CO2.

Neste contexto, apresentou o processo de conversão do dióxido de carbono no favorável oxigénio – a fotossíntese –, fazendo apelo à exploração sustentável do Meio Ambiente (Química Verde).

Para além de “Mestre Carbono, o Cientista” (obra PNL), o autor já publicou “O menino que sonhava salvar o mundo”, “O Segredo da Serra dos Candeeiros” e “O brinquedo que queria que brincassem com ele”.

Assim se faz uma "Escola Ler"...

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário