domingo, 7 de novembro de 2021

Agrupamento de Escolas celebra 

Dia Mundial do Cinema

No Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), a equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) propôs que, em todas as turmas, se iniciasse o dia com a exibição da curta-metragem "História Trágica com Final Feliz", de Regina Pessoa, recurso audiovisual disponibilizado pela plataforma do PNC.

Após um breve debate, foi solicitado aos alunos que escrevessem uma frase iniciada por “Ser diferente é...”. Os textos foram colocados numa tômbola no átrio do respetivo bloco de aulas e, posteriormente, serão divulgados.


Na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, a data foi assinalada através da exibição de curtas ajustadas às faixas etárias em questão.

No 1.º Ciclo, o início, este mês de novembro, das comemorações do centenário de Saramago, foi motivo para a escolha da curta “A Maior Flor do Mundo”, adaptada do livro homónimo do escritor.

A estratégia passou pela exibição da curta-metragem, seguida de debate sobre o tema/ assunto tratado, culminando na elaboração de trabalhos plásticos e de pequenas frases alusivas.

Porque o cinema nos ajuda a pensar, a criar e a sonhar, importa inovar e investir em novas linguagens artísticas, explorando em contexto de sala de aula os mais diversos temas abordados na sétima arte.

Com esta atividade, pretendeu-se contribuir para a literacia fílmica da população escolar, cada vez mais exposta à imagem em movimento, e aprofundar aspetos relacionados com a cidadania ativa.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário