segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

OPINIÕES DE SEGUNDA

Violência e “fairplay” no desporto

É da violência e da falta de “fairplay” no desporto que Nélson Fernandes fala na crónica destra segunda-feira.

Na sua opinião, “é uma pena que muitas pessoas que se julgam adeptos do desporto promovam a violência.” Porque “o desporto é totalmente o oposto disso. O desporto é desafio, equipa, talento, companheirismo, dedicação, saúde.”

"A violência destrói tudo aquilo que pretende defender."

A violência no desporto é algo que faz parte dos nossos dias. Trata-se de comportamentos que causam, intencionalmente, danos ou intimidação e que são cada vez mais visíveis no mundo desportivo, apesar dos esforços para os eliminar.

Mas, afinal, quais são os motivos que levam à violência? Em primeiro lugar, há fatores sociais. Numa sociedade como a atual, caracterizada por stress constante, não se pode excluir este aspeto como um possível motivo para a prática da violência. Para além disso, pode também ser um ato influenciado pelos nossos familiares, amigos ou até pelo que vemos e ouvimos na televisão, que tem um papel cada vez mais importante nas nossas escolhas. Os fatores económicos assumem, igualmente, um grande papel, podendo a falta de dinheiro levar a atos de violência. Há ainda a considerar os fatores genéticos, com casos de pessoas que já nascem com tendências para a prática de violência, como por exemplo os “Serial Killers”.

É uma pena que muitas pessoas que se julgam adeptos do desporto promovam a violência. O desporto é totalmente o oposto disso. O desporto é desafio, equipa, talento, companheirismo, dedicação, saúde. Penso que todos deveríamos ser gratos pela prática desportiva, tanto coletiva como individual, e manter uma competição saudável e com fairplay e não uma partilha de ódio constante entre dois rivais.

E esta violência vai muito para além de estádios, ginásios, pavilhões ou qualquer tipo de estrutura desportiva. A violência começa muito antes disso. Começa na internet, nos bares, no trânsito, nas ruas, no quotidiano. Esta hostilidade existe de todas as maneiras e formas, seja verbal ou física. O bullying e o racismo tomaram proporções gigantescas no desporto, apesar das muitas campanhas de sensibilização do público. Para além disto, também podemos falar do vandalismo, que se aplica a quase todas as situações de violência no desporto. São destruídas propriedades públicas e privadas, sem qualquer motivo, e as consequências são dramáticas.

Já pensaram que tudo isto são motivos que têm vindo a influenciar famílias a não assistirem ao vivo à sua equipa ou jogador preferido? Infelizmente, hoje em dia, é perfeitamente banal irmos a um estádio e ficarmos assustados com a possibilidade de sermos engolidos por adeptos furiosos, se é que assim lhes podemos chamar, que acham que estão a fazer um favor à sua equipa.

Considero que, nos dias de hoje, ganhar ou perder não importa mais. O que importa é bater no peito e berrar aos quatro ventos o quão orgulhoso eu sou do meu clube e visto as cores da sua camisola.

Nélson Fernandes, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário