segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

OPINIÕES DE SEGUNDA

O sonho como condição da vida humana

Na crónica desta semana, Maria João Cerqueira fala do sonho e da sua centralidade na vida de todas as pessoas.

Na sua opinião, “o sonho tem duas vertentes: a de amigo e a de impulsionador. É uma condição essencial da vida humana e é indispensável para o progresso da humanidade.”

Então, bons sonhos!

“Eles não sabem, nem sonham, / Que o sonho comanda a vida. / E que sempre que um homem sonha / O mundo pula e avança." (António Gedeão)

O sonho é a forma que o ser humano encontrou para expressar os seus desejos, anseios e motivações. É o nosso parceiro em diversos momentos da nossa vida, desde os mais felizes até aos mais tristes.

Quando éramos pequenos, e abríamos as prendas de Natal, e nos deparávamos com aquela boneca de cabelos louros, com o vestido cor de rosa e o biberão a condizer, que já queríamos há tanto tempo, pensávamos imediatamente em todos os momentos que iríamos passar a brincar com ela. Isto é sonhar.

Antes de dormir, quando fechamos os olhos e imaginamos o nosso casamento, a nossa futura casa, as viagens que queremos fazer, os pratos que vamos provar…, estamos a sonhar.

Mas os sonhos são aqueles amigos fiéis e verdadeiros e, como tal, também estão presentes nos momentos menos bons da vida. Todos nós reagimos de forma diferente quando somos invadidos por pensamentos perturbadores e negativistas, mas, no fim de chorarmos e de nos lamentarmos, há sempre uma voz na nossa cabeça que nos diz: “Foca-te nas coisas boas da tua vida, pensa em todos os momentos fantásticos que ainda vais viver.” E, mais uma vez, o nosso amigo sonho aparece para nos ajudar e, com ele, somos capazes de imaginar todos os momentos maravilhosos que ainda queremos vivenciar.

O sonho é, portanto, o nosso grande amigo, e, tal como toda a gente precisa de um grande amigo, também todos precisamos do sonho.

Mas ainda há outra vertente do sonho que acho fundamental abordar. A progressão e a evolução do mundo está diretamente ligada ao sonho. É ele que permite que o mundo evolua e se construa diariamente. Se refletirmos um pouco no assunto, constatamos que para existir água canalizada, para termos aquecimento, para existirem carros, para vivermos num mundo globalizado..., foi necessário alguém sonhar.

O sonho é, portanto, o impulsionador do mundo, pois é devido a ele que a humanidade se desenvolveu, se desenvolve e se edifica todos os dias.

Em suma, na minha opinião, o sonho tem duas vertentes: a de amigo e a de impulsionador. É uma condição essencial da vida humana e é indispensável para o progresso da humanidade.

Maria João Cerqueira, 12.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário