Mazelas da Escola do século XXI
No início das atividades letivas do segundo período,
Ana Carolina Amorim fala do ensino e dos desafios da Escola do século XXI.
Na sua opinião, “o atual sistema de ensino
continua preso no século passado, criando, assim, problemas psicológicos nos
estudantes e matando a sua criatividade.”
Para
ler, refletir e atuar…
"O atual sistema de ensino continua preso no século passado". |
O atual
sistema de ensino mata a criatividade – Vivemos numa sociedade
onde o ensino passou a ser obrigatório, algo que, para ser atingido, implicou
uma luta imensa. No entanto, será o sistema de ensino o mais correto? Ou não
será ele o assassino da criatividade dos jovens?
Bem,
apesar de estarmos no século XXI, o sistema ficou preso no século XX. Basta
pensar na maneira como os jovens, desde crianças, são obrigados a decorar uma
certa quantidade de matéria, para aplicar num teste, sem dar uso à sua
criatividade, deixando, assim, adormecida essa parte do nosso cérebro. O pior é
que, ao longo da nossa vida, grande parte dessa matéria que somos obrigados a
decorar durante os 12 anos da escolaridade obrigatória é deveras inútil,
enquanto a criatividade descurada nos ajuda a ultrapassar todos os problemas do
nosso dia a dia.
Por
outro lado, a pressão que o corrente sistema de ensino coloca nos alunos
provoca também problemas psicológicos em grande parte deles – situações como a ansiedade
e a depressão –, ao não conseguirem os resultados esperados, apesar de muito
estudo.
Além
disso, a quantidade de matérias para estudar e a quantidade de trabalhos que
levamos para casa limitam em muito o tempo que temos para passar com os amigos
e família.
Em
suma, o atual sistema de ensino continua preso no século passado, criando,
assim, problemas psicológicos nos estudantes e matando a sua criatividade.
Ana
Carolina Amorim, 12.º ano.
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