sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

 “Arte no Holocausto” pode ser visitada até 11 de fevereiro 

“Arte no Holocausto” é o título da exposição que, até ao próximo dia 11 de fevereiro, se encontra patente ao público, no átrio do Bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca.

A mostra acontece no âmbito da celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e é promovida pelo Grupo Disciplinar de História, em colaboração com o Yed Vashem, a Biblioteca Escolar e a equipa dos Planos Nacionais das Artes e do Cinema do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

A inauguração realizou-se no dia em que se assinalou o 77.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz (27 de janeiro) e contou com um momento musical, a cargo de Owen Chippendale (12.º ano), que interpretou um tema ao saxofone, e com intervenções do Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, e da professora de História, Maria José Gonçalves.

Ambos chamaram a atenção para a barbárie do Holocausto, que vitimou milhões de judeus e pessoas de outras minorias, e para a importância de todos avivarmos a memória desta página horrível da Humanidade, para que algo de semelhante jamais volte a suceder.

Outra ideia sublinhada teve a ver com o poder da arte e do pensamento, últimos redutos da liberdade, que ninguém nos pode retirar, e que, em situações-limite, acabam por ser os únicos refúgios que nos alimentam a esperança da sobrevivência.

“Aprender com o Holocausto”

A celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto contou também com a colaboração da Câmara Municipal, que cedeu o auditório municipal, na Casa de Santo António do Buraquinho, para a exibição do filme “Uma Turma Difícil”, da cineasta francesa Marie-Castille Mention Schaar, dirigido a alunos do 9.º ano. Trata-se de uma película que remete para a questão do Holocausto e do seu impacto nos jovens de hoje e que integra a plataforma do Plano Nacional do Cinema.

A Biblioteca Escolar expôs também algumas obras da literatura universal que aludem à temática do Holocausto, tendo disponibilizado um desdobrável alusivo à efeméride, que foi entregue aos alunos após a exibição fílmica.

Os Planos Nacionais das Artes e do Cinema do Agrupamento sugeriram algumas atividades que poderão ser dinamizadas durante os quinze dias da exposição, a partir da criação de um roteiro interdisciplinar em que alunos são desafiados a operacionalizar o projeto “Aprender com o Holocausto – Arte no Holocausto”, para manter a memória deste trágico genocídio e para que aprofundem os princípios da tolerância, da não discriminação, do respeito mútuo e da promoção da dignidade humana.

A pesquisa da temática do Holocausto na arte (literatura, teatro, pintura, música…) é uma das tarefas propostas, desejando-se que, como produto final, resulte a criação de cartazes que darão corpo a uma outra exposição aberta à comunidade.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário