terça-feira, 30 de janeiro de 2024

COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

“LIBERDADE É…”

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Escola Secundária de Ponte da Barca assinalou o Dia Mundial da Liberdade (23 de janeiro) com uma reflexão sobre a Liberdade.

No início das atividades letivas, os alunos foram convidados a visualizar uma curta-metragem que explora o desafio da libertação das múltiplas amarras a que podemos estar sujeitos, seguindo-se um breve debate e o registo, numa tira de papel, de uma mensagem/ reflexão, dando continuidade à frase “Liberdade é....”.


Em termos genéricos, os trabalhos, que foram colocados numa tômbola, revelam uma apurada consciência cívica e uma noção muito clara dos direitos e deveres.

Entre as centenas de textos, há um que diz “não sei o que é”; alguns referem, de uma forma redundante, “Liberdade é… ser livre” ou, então, simplesmente, “poder fazer o que se quiser”; a maioria, porém, revela um bom nível de reflexão, com alusão a aspetos relevantes deste direito consagrado pelas sociedades democráticas.


Eis alguns exemplos dos textos que, entretanto, foram afixados num mural, à entrada do Bloco C da Secundária:

“Liberdade é… o direito de agir, pensar e expressar-se sem opressão ou discriminação”;

“Liberdade é… autonomia, autodeterminação, independência”;

“Liberdade é… como o vento, não podemos vê-la, mas podemos sentir a sua presença e o seu poder”;

“Liberdade é… responsabilidade”;

“Liberdade é… como o sol. É o bem maior do mundo!”;

“Liberdade é… essencial à dignidade humana, é um direito básico e uma pedra angular de uma sociedade feliz, autónoma e produtiva”;

“Liberdade é… ter a possibilidade de ser eu mesma, poder fazer escolhas e viver sem medo”;

“Liberdade é… um valor a que todos aspiramos, ainda que, no mundo que corre, não passe, cada vez mais, de uma aspiração inglória!?”;

“Liberdade é… um direito universal que concede ao homem a possibilidade de usar todas as suas capacidades para o bem de si e de todos”;

“Liberdade é… sermos nós próprios”;

“Liberdade é… é viver sem restrições”;

“Liberdade é… aproveitar a vida ao máximo, poder amar, escolher, opinar. Ser um homem que sabe cumprir tanto os direitos como os deveres”;

“Liberdade é… ter opinião própria, ter opção de escolha, decidir as minhas ações”;

“Liberdade é… felicidade”;

“Liberdade é… renegar a opressão. Rasgar as cordas que nos mantêm oprimidos. Ter uma voz própria. Ser feliz”;

“Liberdade é… um direito que devemos usar com responsabilidade”;

“Liberdade é… conquistarmos o que ainda não foi conquistado”.

Por esta amostra, é possível concluir que a comunidade discente da Secundária de Ponte da Barca tem plena consciência da importância desta conquista de Abril e da necessidade de se cultivar, permanentemente, o valor da Liberdade.


A iniciativa – que se integra num plano alargado de ações comemorativas da Revolução dos Cravos – partiu do Projeto Cultural de Escola, em articulação com a Biblioteca Escolar, e contou com a cooperação dos professores das diversas áreas disciplinares.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário