quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

“A Caminho dos 50 anos do 25 de Abril”

em exposição na Secundária

“A Caminho dos 50 anos do 25 de Abril” é o título genérico de uma exposição que está patente ao público no átrio do bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca.


A mostra tem como ponto de partida um questionário em linha aplicado aos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, desafiando-os a responderem a 25 perguntas sobre o Estado Novo, a Revolução dos Cravos e o período de consolidação das instituições que se lhe seguiu, até à entrada em vigor da nova Constituição democrática, a 25 de abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas (um ano antes, haviam acontecido as eleições para a Assembleia Constituinte), e às primeiras eleições presidenciais, a 27 de junho de 1976.

Um dos dados mais relevantes do questionário tem a ver com a qualidade das respostas, entre as quatro opções apresentadas em cada uma das 25 perguntas, pois a mediana situa-se em 21, no quadro de 25 pontos possíveis.

Trata-se de um indicador muito bom que atesta o nível de conhecimento da comunidade escolar da Secundária, quanto a este período da nossa história coletiva.


Apesar de tudo, aqui e acolá surgiram dúvidas e, por vezes, apareceram confusões, pelo que a exposição apresenta os resultados e procura validar as respostas, uma a uma, com um breve enquadramento histórico e ilustrações significativas.

Organizada pela Biblioteca Escolar e pelo Plano Nacional das Artes, a iniciativa integra-se no plano abrangente do Projeto Cultural de Escola que o Agrupamento tem em curso, no âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário