quinta-feira, 17 de março de 2022

 Semana da Leitura mobiliza Comunidade Escolar

Leitura expressiva de prosa e de poesia, interpretação de poemas musicados e encenações de histórias deram vida à Semana da Leitura que o Departamento de Línguas, em articulação com o Departamento do 1.º Ciclo e a Biblioteca Escolar, dinamizou de 7 a 11 de março.

Na segunda-feira, no início do primeiro tempo da manhã, as turmas do 3.º Ciclo leram o texto “Mãe Terra”, de Thich Nhat Hanh, enquanto as turmas dos restantes anos da Escola Secundária leram o “Discurso Final de Charles Chaplin”, do filme “O Grande Ditador” (1940).

Na terça-feira, às 10.20 horas, o bloco B da Secundária acolheu um momento de celebração da leitura, com um grupo de alunos a partilhar interpretações musicais e a declamação de textos poéticos. Momento idêntico aconteceu no dia seguinte, à mesma hora, mas no bloco C.

Ao longo da Semana, houve ainda leitura/ dramatizações pelos alunos do Ensino Secundário em turmas do 1.º e do 2.º Ciclos, atividades dentro da sala de aula e partilha de leitura entre salas, não só em Português mas também em Inglês.

A decoração de espaços, exposição de obras de escritoras portuguesas e a criação e aplicação de um conjunto de materiais digitais acessíveis a toda a comunidade educativa foram outras ações levadas a cabo.

Com estas atividades, procurou-se promover o livro e a leitura, cultivar a força e a magia da leitura, proporcionar momentos de fruição artística da palavra lida e cantada e reforçar a articulação entre diferentes ciclos de ensino.

"Ler sempre..., ler em Crasto"

Sob o lema "Ler sempre, ler em qualquer lugar", a Escola Básica de Crasto promoveu, à semelhança dos anos anteriores à pandemia, vários encontros entre alunos e encarregados de educação que livremente se disponibilizaram para partilhar, na Escola, pequenas leituras com os nossos alunos.

Para além disso, como consequência das várias leituras realizadas, foram desenvolvidas várias atividades interdisciplinares, promovendo o gosto pela leitura e a partilha de conhecimentos. Também foi assinalado o Dia Internacional da Mulher com simbólicas ofertas às principais mulheres da vida dos nossos alunos.

Semana da Leitura na EB de Entre Ambos-os-Rios

Também a Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios não deixou passar em branco a Semana da Leitura e, por isso, dinamizou várias atividades em torno da leitura.

Os alunos pesquisaram sobre algumas autoras portuguesas para elaborar a sua biografia e conheceram melhor mulheres escritoras, porque no dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Aproveitaram os intervalos para ler um livro. E que agradáveis foram os intervalos a ler! Ainda trocaram ideias sobre os livros que cada um leu.

A turma dos 1.º e 4.º anos foi em dois momentos diferentes à sala da Educação Pré-escolar (EPE) ler dois livros. Os alunos da EPE gostaram da atividade e manifestaram vontade de repetir.

A Organização




Sem comentários:

Enviar um comentário