segunda-feira, 7 de março de 2022

Aceitar as Diferenças

Não falta quem diga que a beleza da vida está nas suas múltiplas cores e na riqueza da diversidade. A Mariana Moreira partilha desta opinião e vai mais longe. Diz ela que devemos aceitar e respeitar as diferenças, em vez de passarmos o tempo a julgá-las: “Por favor, acabem com este tipo de sociedade que só sabe julgar o livro pela capa!”.  

"(...) aceitar e respeitar as diferenças."
As diferenças existem, sim, mas não as podemos julgar, devemos, isso sim, aceitá-las e respeitá-las.

Temos de ter empatia para nos colocarmos no lugar do outro, temos de nos respeitar a nós mesmos e, acima de tudo, respeitar os outros.

Na minha cabeça, sempre me questionei sobre o bullying. Para quê? Porquê?

Somos todos iguais com os nossos pequenos detalhes e diferenças, somos todos bonitos à nossa maneira. Não devemos julgar ninguém pela sua aparência, por ser branco ou negro, magro ou gordo, loiro ou moreno, com ou sem problemas motores ou até de outra ordem. Cada um é como é e só temos de aceitar e respeitar, pois, como diz o ditado, “com o mal dos outros ninguém vive”.

Eu, até hoje, ainda não consegui entender o porquê de fazer bullying, ou até mesmo de desprezar e maltratar as pessoas. Isso, na minha cabeça, não faz o menor sentido.

Hoje em dia, até há netos a baterem nos avós! Mas isto cabe na cabeça de alguém? Maltratar quem sempre cuidou de nós, quem sempre nos deu amor, quem nunca nos deixou faltar nada, quem sempre fez tudo por nós, sem pedir nada em troca?

Por favor, acabem com este tipo de sociedade que só sabe julgar o livro pela capa! Acabem com as desigualdades! Vamos ser felizes!

Mariana Moreira, 9.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário