terça-feira, 15 de março de 2022

Lição de Cidadania e Desenvolvimento com Isabel Jonet

Um grupo de alunos da equipa do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia” orientou o colóquio com Isabel Jonet, subordinado ao tema “O papel da mulher no voluntariado e na sociedade. O que pode a solidariedade organizada”.

Promovida pela Câmara Municipal, a sessão aconteceu na noite da última sexta-feira, no Auditório Municipal, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.

A conversa foi gravada e servirá de tema de fundo da próxima emissão do “Leituras e Companhia” – a número 462 – que irá para o ar este sábado, entre as 12 e as 13 horas, na “Barca FM”.

Foi uma lição notável de Cidadania e Desenvolvimento, em que Isabel Jonet respondeu às perguntas colocadas pelos alunos, partilhando o seu percurso e a sua experiência cívica de serviço aos mais desfavorecidos.

A solidariedade e o voluntariado educam-se e cultivam-se – disse Isabel Jonet –, pelo que é importante que, desde muito cedo, as pessoas se envolvam em projetos solidários, dando o seu contributo ativo na construção de um sociedade mais inclusiva, mais solidária, mais humanista.

Face a uma cultura eminentemente focada no individualismo e no lucro imediato, em que os princípios e os valores e a ideia de bem-comum muitas vezes são facilmente esquecidos ou atropelados, em nome dos interesses individuais, a Presidente da Federação dos Bancos Alimentares e da Entrajuda chamou a atenção para o facto de o ser humano sentir necessidade da relação e da partilha, de tal forma que ninguém é feliz sozinho.

Neste contexto, enalteceu o espírito solidário do povo português, sempre disponível para ajudar, e realçou a importância de combatermos o desperdício, seja de alimentos, seja de recursos humanos e naturais, seja de afetos.

A terminar, Isabel Jonet, respondendo mais uma vez a uma questão, deixou um conselho aos mais jovens. O caminho da realização pessoal, social e profissional, dando um sentido à vida, passa por nunca desistirmos dos nossos sonhos e por estarmos atentos às pequenas coisas e às múltiplas oportunidades que a vida nos oferece.

Não basta olhar. É preciso ver, perscrutar os pormenores e a eterna novidade do dia a dia, reparando nas camélias lindas que se atravessam no nosso percurso, disse Isabel Jonet, numa alusão ao cenário deslumbrante que avistou da janela do seu quarto, em Ponte da Barca.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário