quinta-feira, 24 de março de 2022

aLeR+

Biblioteca Escolar partilha boas práticas

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou numa discussão em grupo, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027).

A iniciativa – que se realizou por videoconferência – teve como objetivo debater e discernir novos caminhos de melhoria do projeto “aLeR+2027”, reunindo vários responsáveis, entre eles Teresa Calçada, Comissária do PNL 2027, e Manuela Silva, Coordenadora do Gabinete da RBE.

Respondendo ao convite, o professor Luís Arezes, docente bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, partilhou algumas das boas práticas dinamizadas no Agrupamento, nos domínios da promoção da leitura e da escrita.

Tentando aprofundar de que forma as escolas “aLeR+” podem fazer a diferença na promoção da leitura e ser referenciadas como bons exemplos, a discussão recolheu contributos que permitam fazer crescer este projeto.

Particular realce mereceu a necessidade de dar consistência às atividades e também a importância de articular o trabalho com a família e com a comunidade em geral, apostando na visibilidade e divulgação dos projetos e no seu impacto.

Outra ideia sublinhada teve a ver com o facto de a aprendizagem/ competência leitora exigir esforço e trabalho, pelo que é importante gratificar o empenho.

Recorde-se que o Programa “aLeR+2027” é, desde a sua criação em 2008, uma parceria entre o PNL e a RBE, destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário