quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Alunos do 4.º ano celebram Dia da Internet + Segura

Os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalaram o Dia da Internet + Segura (8 de fevereiro), participando numa sessão dinamizada pelo Grupo de Informática.

Organizada pela Biblioteca Escolar, a atividade desenvolveu-se na Escola Básica Diogo Bernardes e ainda nas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e teve como objetivos centrais a formação para o uso seguro, saudável e consciente da internet e o desenvolvimento de competências de cidadania digital.

Na EB Diogo Bernardes, esteve o professor António Galvão, que orientou o trabalho com as três turmas do 4.º ano, enquanto o professor Carlos Seco visitou a EB de Crasto e o professor Jorge Rocha desenvolveu a atividade na EB de Entre Ambos-os-Rios. Cada um à sua maneira sensibilizou os participantes para os cuidados a ter quando se navega nesta enorme rede global que é a internet.

Entre as múltiplas temáticas da cidadania digital, exploraram a questão da literacia da informação e a necessidade de avaliar a veracidade e a fiabilidade das fontes, tratando sempre de as indicar em nome do respeito pelos direitos de autor, sem nunca deixar qualquer margem para o crime do plágio e para a pirataria.

Os perigos da internet, nomeadamente os cuidados a ter com os dados pessoais, a pegada digital, a instalação de programas, os riscos viciantes dos jogos e o cyberbullying foram outros aspetos analisados.

A terminar, ficou ainda a mensagem de que “o veneno está na dose”, numa clara alusão à necessidade de evitar passar demasiado tempo diante do ecrã e de, em vez disso, investir numa gestão equilibrada do tempo, com espaço também para as atividades ao ar livre.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário