30 assinaturas do “Público” para alunos do Secundário aprofundarem cidadania e literacia mediática
Os alunos do Ensino Secundário passam a ter ao seu dispor, até ao final do
ano letivo, 30 assinaturas digitais (individuais e não transmissíveis) grátis do
jornal “Público”.
Este serviço resulta de uma candidatura
recentemente apresentada pelo Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas
de Ponte da Barca, com o objetivo de proporcionar às
turmas do Secundário oportunidades de dinamização de trabalhos, utilizando o
jornal como um recurso pedagógico, e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de
projetos que promovam a literacia dos
“media”.
As 30 assinaturas vão, de facto, permitir o acesso às notícias de
forma ilimitada e a conteúdos exclusivos, incentivando o compromisso cultural
com a comunidade educativa e promovendo a participação, fruição e criação
cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem.
Em tempos de desinformação e de crescente manipulação dos cidadãos, a
informação credível, sustentada na verdade dos factos e em opiniões
qualificadas, é um bem essencial para navegarmos nestes tempos excecionais em
que vivemos, num exercício adulto de cidadania que aposta na literacia
mediática e na responsabilização cultural.
Usar o jornal como recurso pedagógico, quer no consumo da
informação, quer na produção dessa informação, permite dar espaço e voz aos
mais jovens de modo transdisciplinar, servindo o Plano Nacional das Artes e o
“Público” como agentes potenciadores de aprendizagens mais significativas, para
além de oferecerem a diversificação de estratégias pedagógicas que vão ao
encontro das competências preconizadas no “Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória”.
Recorde-se que este programa orientado para os estudantes
comprometidos com o Plano Nacional das Artes acontece no âmbito de uma parceria
estabelecida entre o Ministério da Cultura e este meio de comunicação social.
A
equipa PNA | PCE
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