terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

30 assinaturas do “Público” para alunos do Secundário aprofundarem cidadania e literacia mediática

Os alunos do Ensino Secundário passam a ter ao seu dispor, até ao final do ano letivo, 30 assinaturas digitais (individuais e não transmissíveis) grátis do jornal “Público”.

Este serviço resulta de uma candidatura recentemente apresentada pelo Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, com o objetivo de proporcionar às turmas do Secundário oportunidades de dinamização de trabalhos, utilizando o jornal como um recurso pedagógico, e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de projetos que promovam a literacia dos “media”.

As 30 assinaturas vão, de facto, permitir o acesso às notícias de forma ilimitada e a conteúdos exclusivos, incentivando o compromisso cultural com a comunidade educativa e promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem.

Em tempos de desinformação e de crescente manipulação dos cidadãos, a informação credível, sustentada na verdade dos factos e em opiniões qualificadas, é um bem essencial para navegarmos nestes tempos excecionais em que vivemos, num exercício adulto de cidadania que aposta na literacia mediática e na responsabilização cultural.

Usar o jornal como recurso pedagógico, quer no consumo da informação, quer na produção dessa informação, permite dar espaço e voz aos mais jovens de modo transdisciplinar, servindo o Plano Nacional das Artes e o “Público” como agentes potenciadores de aprendizagens mais significativas, para além de oferecerem a diversificação de estratégias pedagógicas que vão ao encontro das competências preconizadas no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Recorde-se que este programa orientado para os estudantes comprometidos com o Plano Nacional das Artes acontece no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cultura e este meio de comunicação social.

A equipa PNA | PCE

Sem comentários:

Enviar um comentário