segunda-feira, 19 de abril de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 Fazer a diferença pelo Voluntariado

Na crónica desta semana, a Maria Gonçalves chama a atenção para um aspeto diferenciador de fulcral importância na nossa sociedade, o voluntariado. E sublinha como é importante, em termos curriculares. Para já não falar na vertente do “crescimento espiritual e pessoal dos voluntários”. Porque “saber que causamos um impacto positivo em alguém é uma experiência muito gratificante.”

"Quando alguém doa o seu tempo, faz a diferença..."

Fazer a diferença pelo Voluntariado – O voluntariado é importante por vários motivos que beneficiam tanto a comunidade quanto os próprios voluntários. Quando alguém doa o seu tempo, faz a diferença e isso muda uma comunidade para melhor, enquanto a experiência em si já melhora a pessoa que doou o tempo.

Mais pessoas a trabalhar é igual a menos trabalho para cada pessoa e menos tempo para o projeto. Portanto, quanto mais pessoas, melhor.

O voluntário também beneficia em termos pessoais, porque consegue ver como a sua contribuição faz a diferença. Essa experiência contribui para o desenvolvimento pessoal, principalmente em áreas como as da autorrealização, autoconfiança e autoestima. O ato altruísta de fazer voluntariado também proporciona um aprimoramento espiritual. Saber que causamos um impacto positivo em alguém é uma experiência muito gratificante.

Doar tempo também nos ajudará no futuro. O voluntariado dá-nos competências, como habilidades de comunicação, capacidade de trabalhar com e de liderar outras pessoas, dedicação e gestão do tempo. Quando os empregadores veem um trabalho voluntário no currículo, é mais provável que contratem essa pessoa, pois estão cientes de que a maioria das pessoas que oferece o seu tempo é altruísta, honesta e trabalhadora.

Durante esta pandemia, apesar das enormes necessidades, as oportunidades de voluntariado passaram a ser raras, por motivos de saúde, obviamente. Mas, assim que a situação pandémica estabilizar, vai ser extremamente importante o trabalho voluntário, para impedir que a situação de comunidades que vivem com problemas piore.

Estas são apenas algumas razões pelas quais o voluntariado é importante. Não apenas pela esperança e felicidade que dá às pessoas ajudadas, mas também porque leva ao crescimento espiritual e pessoal dos voluntários.

Maria Gonçalves, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário