segunda-feira, 12 de abril de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

“Ler é crescer”

Falemos da leitura. E acompanhemos o Lourenço Pena na reflexão que nos propõe…

Escreve este adolescente que não compreende “o desdém a que tantos votam a leitura”. Porque “a leitura me enriquece, cultivando-me, fazendo-me crescer como pessoa, enriquecendo os meus conhecimentos. No fundo, faz-me voar e ser tão feliz! Vou, por isso, sempre que conseguir, incentivar muitos a ler.”

"De mãos dadas com o livro, eu cresço!!

A leitura, um património! – “Ler é crescer” é a frase que, no meu entender, melhor traduz o quanto a leitura nos enriquece, contribuindo para a nossa formação integral, isto é, pessoal e social, fazendo de nós seres mais realizados e, naturalmente, felizes. Porém, são tantos aqueles que tendem a relativizar o ato de ler, ignorando-o e até criticando quem o pratica, por hábito ou por prazer.

No meu entender, em tudo que proporciona, a leitura faz-nos voar, desenvolver competências, isto é, cultiva-nos.

Por exemplo, quando leio, sinto-me a viajar, curiosamente, sem sair do lugar. De facto, através da leitura, acabo por conhecer novos países, novas mentalidades, novas culturas. Muitas vezes, coloco-me no lugar das personagens que movimentam a ação e eis-me a reprovar ou a apoiar os seus comportamentos, o que me torna melhor pessoa e até pequeno/grande cidadão. Mais, tenho notado o muito que a leitura tem contribuído para aperfeiçoar as minhas competências ao nível da língua portuguesa, dando comigo a, espontaneamente, interpretar e compreender com mais perfeição e, consequentemente, a escrever com marcas de muita imaginação e criatividade.

Deste modo, e falando de algo que me entristece, não compreendo o desdém a que tantos votam a leitura, criticando até aqueles que são médios e excelentes leitores, como eu. Acredito que a culpa até nem será sua, se pensarmos que o hábito de ler cria-se desde o ventre da mãe e na continuidade da Vida.

Concluindo, hoje adolescente e um bom, melhor, excelente leitor, já que apaixonado pela leitura, vou continuar este caminho. E faço-o convencido de que a leitura me enriquece, cultivando-me, fazendo-me crescer como pessoa, enriquecendo os meus conhecimentos. No fundo, faz-me voar e ser tão feliz! Vou, por isso, sempre que conseguir, incentivar muitos a ler. De mãos dadas com o livro, eu cresço!

Lourenço dos Santos Pena, 9.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário