segunda-feira, 26 de abril de 2021

MORTE DO NAVEGADOR

 Fernão de Magalhães: 500 anos da Partida

Assinalam-se, amanhã, os 500 anos da morte de Fernão de Magalhães, na ilha de Mactan, arquipélago de São Lázaro, pouco tempo depois designado Filipinas, em homenagem ao príncipe Filipe.

Para evocar esta efeméride, o Agrupamento de Escolas, dando continuidade ao vasto trabalho em curso para celebrar o V centenário da Armada das Molucas, produziu vários recursos educativos, com o objetivo de aprofundar a história e a identidade locais, cultivando a memória e a consciência da cidadania global inspirada nesta figura extraordinária que, segundo vários historiadores, terá nascido na Terra da Nóbrega, atual concelho de Ponte da Barca.

As equipas do Plano Nacional das Artes e da Biblioteca Escolar do Agrupamento criaram um Quizz e um Roteiro da Viagem no Google Earth WEB, seguindo o itinerário da expedição, ao longo de três anos (1519-1522).

Aproveitando a exploração dos locais de passagem do nosso navegador e da sua armada, o “viajante” é remetido para diversos recursos, nos mais variados suportes, tendo em vista o aprofundamento dos seus conhecimentos, capacidades e atitudes em múltiplos domínios.

De uma forma dinâmica, pretende-se que, através da resolução dos desafios lançados, sejam exercitadas as literacias da leitura, da informação e digital, participando com criatividade na construção autónoma do conhecimento.

QUIZZ:

https://forms.gle/jXpY8Nbr5xL9rb8m9

ROTEIRO da VIAGEM - QRCODES:

https://earth.google.com/web/data=Mj8KPQo7CiExOFNQVmFGdEMydlJmNHlJRTNnTi1CREZuQUxOc1FIU0QSFgoUMDA5NEMxRjJEQzFBMjFERURDNEQ

VÍDEO DE ENQUADRAMENTO:

https://youtu.be/7zWoUSI20bY

 Exposição e Mural

Amanhã, dia 27 de abril, é inaugurada, no bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca, a exposição “Fernão de Magalhães: 500 anos da Partida”.

A mostra, que estará aberta a toda a comunidade, apresenta a vida e a obra do navegador, dedicando um destaque especial ao seu notável legado científico, cultural e civilizacional.

Para assinalar a viagem da Armada das Molucas, será ainda inaugurado um Mural, concebido e realizado pelos alunos do curso científico-humanístico de Artes Visuais.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário