“Opiniões de Segunda” – Consciência ambiental
Na viragem do ano, o “Opiniões de Segunda” retoma a questão
ambiental. Porque se trata de um dos mais graves problemas com que a Humanidade
se confronta.
Na opinião da
Carlota Martins, são urgentes “mudanças dos comportamentos e dos estilos de
vida”. E, nesta matéria, “a Escola tem papel fundamental…”
Consciência ambiental – As alterações climáticas referem-se
às mudanças no clima que estão a ocorrer em todo o planeta. E Portugal é um dos
países europeus mais vulneráveis às modificações decorrentes desta nova
realidade, tais como a subida do nível do mar e o aumento da temperatura média
global.
Atualmente
sabe-se que a atividade humana é a principal causa da variação do clima. Não há
melhor evidência do que a conjuntura atual, o mundo foi obrigado a parar, pelos
piores motivos, e a pandemia está a ter efeitos colaterais positivos no
ambiente, no que toca à queda nas emissões de CO2, fruto do abrandamento dos
transportes e da indústria.
O Dia da Sobrecarga
da Terra marca a data em que a Humanidade usou todos os recursos naturais que o
planeta pode renovar durante o ano inteiro. Ora, este ano, o planeta entrou em
défice ecológico quase um mês mais tarde do que no ano passado – foi a 22 de
agosto, há 15 anos que não era tão tarde...
Todavia, de
acordo com A. Guterres (Secretário Geral da ONU), a magnitude de uma crise
climática não tem comparação com o impacto temporário de uma pandemia, não
vamos combater as alterações climáticas com um vírus.
É urgente a divulgação e prevenção do meio
ambiente. A Escola tem um papel fundamental na criação de uma consciência
ambiental nas crianças e jovens, através das mudanças dos comportamentos e dos
estilos de vida.
Termino, como
sinal de esperança na Humanidade, com a referência ao recente acordo dos
líderes europeus (11/12/2020), para reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030,
em relação aos níveis de 1990.
Carlota
Martins, 8.º ano.
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