segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

 “Opiniões de Segunda” – Estar atento, cuidar!...

Na edição desta semana de “Opiniões de Segunda”, a primeira de 2021, Silvana Silva coloca à consideração dos leitores o impacto de uma doença silenciosa, a que muitas pessoas ainda não prestam a devida atenção.

Para ler, pensar, estar atento, cuidar!...

"Devemos estar atentos aos nossos amigos e familiares..."

O que é uma depressão? É uma doença do foro psicológico, silenciosa e que pode provocar danos graves a quem dela padece. Surge inesperadamente e inibe toda a nossa força de viver. As pessoas apenas sobrevivem no dia a dia. Funcionam de forma robótica e outras nem isso. Isolam-se do mundo, acabando por nem se levantar da cama.

Saberemos o verdadeiro significado de depressão? Conhecemos alguém que está neste momento a sofrer e nem damos por isso? Não, não sabemos o verdadeiro significado, pois só alguém que sofre ou um médico tem a real noção do que é esta doença. Não, pois por vezes alguém perto de nós está no primeiro estado da doença e nós não damos conta. Porquê? Porque vivemos para nós e não ligamos ao outro, nem ao sofrimento do outro.

Por vezes, confundimos depressão com atitudes egoístas e criancices. Nos dias que correm, somos todos muito intolerantes uns com os outros. Não somos capazes de sentir empatia e, quando estamos perante uma pessoa depressiva, em vez de procurarmos ajudá-la, fazemos o contrário, criticamos, julgamos e não estamos prontos a entender o seu estado e a ajudar a ultrapassar.

Ouvimos falar da depressão, sabemos que existe, mas na realidade não sabemos como ela se comporta, como surge, quais os sintomas e de que forma nos ataca. Muitas vezes atribuímos esta palavra a sentimentos de tristeza. Uma pessoa depressiva, podemos dizer que é muito mais que isso. É alguém que desiste da vida. Não vê uma luz ao fundo do túnel ao ponto de já não ter forças para se levantar. Vive num estado de melancolia e desespero e, sem ajuda, é incapaz de superar este estado depressivo. Por isso, todas as pessoas que se sentem assim devem procurar ajuda médica. E nós, enquanto sociedade, devemos estar atentos aos nossos amigos e familiares. Atentos às mudanças de humor, ao isolamento e ao silêncio que existe dentro deles.

Silvana Silva, 11.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário