segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

“Opiniões de Segunda” – A força do Sonho

“Pelo sonho é que vamos”, diz o poeta Sebastião da Gama.

Aqui está uma ideia inspiradora que a Carolina Rodrigues partilha na sua crónica desta semana. Uma ideia a que nenhum leitor pode ficar indiferente, porque, “quando completares o teu sonho, garanto-te que outros virão, novas batalhas aparecerão e todos esses momentos únicos formam uma vida, a tua.”

Vamos a isso – Bons Sonhos!

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, 
Fernando Pessoa (Álvaro de Campos).

     A força do Sonho – “O sonho comanda a vida” é a frase que faz mais sentido na minha cabeça. Será que para ti também o é?

    O sonho é algo que está connosco desde que idealizamos qualquer propósito na nossa vida, seja ele pessoal ou profissional, e o seu fim só pode ser única e exclusivamente alcançá-lo. Por isso, são os sonhos que nos movem para levantar cedo, dia após dia, ter uma força que nem nós próprios imaginamos ter e cujo motivo é acreditar que somos capazes de conquistá-lo.

    Na minha opinião, os sonhos formam a nossa identidade, na medida em que somos orientados para os concretizar. É impossível alguém sonhar por ti porque, se assim o fosse, era sinal de que tu não existias. Consequentemente, o sonho embarca-nos para outra dimensão, a racionalidade. Se temos um objetivo específico, isso irá fazer com que organizemos um caminho. Ao efetuarmos o caminho que tencionamos percorrer, estamos a colecionar experiências e só tu poderás dizer “eu passei por isto até chegar onde cheguei…”. As escolhas que irás fazer mudarão o rumo da tua vida e, até chegar à sua concretização, o sonho transforma-se numa luta onde impera uma outra dimensão, a vontade.

     Todas as pessoas podem ter os seus próprios sonhos, mas a capacidade de ter vontade é que determina o sucesso ou o insucesso da sua concretização. Mentaliza-te que os sonhos são criados e feitos por ti e, se ainda não sabes o que é chegar à totalidade de um sonho…, acredita, é um orgulho próprio e uma satisfação que não há palavras para descrever. Mas, também, não precisas de o descrever, simplesmente, desfruta o momento e o sabor de missão cumprida! Quando completares o teu sonho, garanto-te que outos virão, novas batalhas aparecerão e todos esses momentos únicos formam uma vida, a tua.

Carolina Rodrigues, 11.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário