segunda-feira, 26 de outubro de 2020

 “Opiniões de Segunda” – Um mundo colorido

Na crónica desta semana, a Beatriz Esteves traz para o debate o problema da discriminação, nas suas mais diversas manifestações.

Trata-se de uma triste realidade, que persiste em pleno século XXI. Mas, bem vistas as coisas, que sentido tem “continuar com esta luta, quando, na verdade, somos todos iguais?”

 

O mundo é mais bonito onde tudo é colorido.

E se fosse fácil mudar o mundo? – Vivemos numa luta constante em busca da igualdade, independentemente da cor, religião, orientação sexual ou género… Mas porquê? Por que é que temos de continuar esta luta, quando, na verdade, somos todos iguais?

Sabes, a minha avó costuma dizer que, “se nos cortamos, sai sangue igual, seja negro ou amarelo, judeu ou ateu, bissexual ou transsexual”.

Às vezes, dou por mim a pensar como pode haver pessoas tão cruéis no mundo, mas nunca consigo encontrar uma explicação. Dizem-me para tentar pensar aquilo que pode estar a passar na cabeça dessas pessoas, mas não consigo, recuso-me! Como posso eu fazê-lo, sendo que essas pessoas discriminam alguém só por ter um tom de pele ou orientação sexual diferente?

Infelizmente, esta luta vai continuar. Por exemplo, em pleno século XXI, nos EUA, assistimos ainda a assassinatos de pessoas negras por parte das autoridades, que deviam proteger os cidadãos e não matá-los, apenas por simplesmente serem de cor!

Contudo, todos podemos colaborar na mudança. Grandes mudanças começam nos pequenos gestos! Se cada um de nós se esforçar por mudar a mentalidade das pessoas mais próximas, contribuiremos para um mundo mais puro e mais feliz, onde todos tenham os mesmos direitos.

Eu já comecei a fazer a minha parte. E tu? De que estás à espera?

Beatriz Esteves, 12.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário