segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 “Opiniões de Segunda” – As tecnologias e o espírito crítico

A Sara Lopes traz esta semana para a reflexão um dos grandes desafios do século XXI: o exercício do espírito crítico na utilização das novas tecnologias.

As potencialidades das TIC são enormes, mas os riscos também existem em grande escala. Daí a recomendação da Sara: saber "tirar proveito, sem deixar que nos dominem ou manipulem…".

 

Tirar proveito, com espírito crítico e responsabilidade.

Tirar proveito das tecnologias, sem deixar que nos dominem ou manipulem – Todos sabem que, ao longo dos tempos, a evolução tecnológica tem oferecido um enorme contributo à vida das pessoas.

Nos tempos em que vivemos, em que tudo se agita em constante mudança, estar fora das tecnologias é como estar fora do mundo.

Esta pandemia tem sido um exemplo disso mesmo. Se recordarmos os tempos de quarentena por que passámos, o uso de ferramentas digitais foi vital e permitiu que a vida não parasse. Fez com que, de uma forma diferente, mais impessoal, é certo, conseguíssemos manter a comunicação e estar ao corrente do que acontecia no país e no mundo.

A verdade é que nem tudo é perfeito… Por um lado, a quantidade imensa de informação que surge e que nos obriga a estarmos atentos para conseguirmos filtrar aquilo que interessa e corresponde à verdade daquilo que são as fake news e as notícias sensacionalistas.

Além disso, o uso prolongado das tecnologias aumenta as dependências e corre o risco de fazer com que percamos o contacto de proximidade e deixemos de fazer outras coisas, porventura mais saudáveis e que se revestem de um maior proveito individual e coletivo.

Penso que o mais importante é que tenhamos a noção da importância das novas tecnologias e do impacto positivo que têm na vida de cada um de nós, mas também que estejamos atentos e sejamos cidadãos críticos e responsáveis… Tirar proveito, sem deixar que nos dominem ou manipulem…

Sara Lopes, 7.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário