segunda-feira, 23 de novembro de 2020

 Opiniões de Segunda” – Alertas da pressão escolar

Com o ano letivo em pleno andamento, o Luís Filipe Cerqueira traz para a reflexão um tema quantas vezes desvalorizado: a pressão escolar e suas consequências.

Os desafios são, por vezes, demasiado exigentes. E “o aluno acaba por ter pouco tempo para si mesmo e para estar com a sua família e amigos, estimulando e criando laços afetivos tão importantes nesta fase de desenvolvimento, a adolescência.”

Como conseguir o equilíbrio?

É importante uma mudança drástica 
na forma como se lida com a escola.

Aprender a lidar com a pressão escolar – Para este texto, optei por apresentar um tema que, na minha opinião, é fundamental debater, uma vez que atinge a maior parte dos estudantes: a pressão escolar.

De facto, o incentivo para o estudo e para a aprendizagem formal na escola é cada vez mais intenso. Além disso, o aumento da escolaridade obrigatória e o desejo, sobretudo, dos pais de quererem filhos formados para enfrentar um futuro demasiado desafiante, levam a que haja uma pressão nos estudos que arrasta, muitas vezes, os estudantes para situações-limite.

Entre o número excessivo de horas escolares obrigatórias e as aulas extra (explicações, apoios…), o aluno acaba por ter pouco tempo para si mesmo e para estar com a sua família e amigos, estimulando e criando laços afetivos tão importantes nesta fase de desenvolvimento, a adolescência.

Neste contexto, é comum percebermos que cada vez mais é difícil lidar com a frustração e o insucesso, pois o investimento feito, tanto em termos humanos como financeiros, é demasiado grande. Por este motivo, torna-se comum os alunos sofrerem de ansiedade, depressão e outras doenças, que muitas vezes, se não forem devidamente tratadas, podem levar a graves consequências. Note-se, por exemplo, que o suicídio entre os jovens tem vindo a aumentar.

Em suma, é importante, a meu ver, uma mudança drástica na forma como se lida com a escola, pois a pressão escolar pode acarretar sérios problemas.

Luís Filipe Cerqueira, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário