segunda-feira, 19 de outubro de 2020

 "Opiniões de Segunda" - A escola é uma seca?

Na edição desta semana, o João Anis afirma que, muitas vezes, nem temos em conta o quão privilegiados somos. Queixamo-nos de quase tudo e da escola também. E ignoramos as mil e uma coisas boas de que podemos usufruir.

Vale a pena ler… e pensar!

"Quão privilegiados somos..."

A escola é uma seca? Quem nunca disse uma única vez que a escola é uma seca? Que atire a primeira pedra…

Eu, como muitos colegas estudantes, já pensamos o mesmo a certa altura, porque não temos em conta o quão privilegiados somos.

Tu, que estás a ler este texto, fazes parte de um grupo privilegiado que tem acesso à educação, e a uma boa educação, que te permite alcançar, não só um desenvolvimento como pessoa e cidadão, mas que também te garante um passaporte para a vida, já que sem a educação não somos nada, não podemos singrar no futuro.

Muitos não dão valor à educação que têm à sua disposição, com equipamentos requintados, estabelecimentos de qualidade e docentes muito bem formados, e esquecem que milhões e milhões de crianças e jovens não têm acesso ao mesmo que nós. Tu, como eu, deves saber que por todo o mundo são muitos os que fazem o trajeto casa-escola e vice-versa a pé, percorrem vários quilómetros, e, mesmo assim, persistem, pois sabem que a educação é algo extremamente valioso.

Sendo assim, como é que nós, uns sortudos, não damos valor ao que temos? Talvez porque, desde pequenos, temos tudo de mão beijada e quase nunca passamos por dificuldades.

Enfim, já que nos foi dada esta oportunidade, temos de a agarrar e nunca, mas mesmo nunca, voltar a largá-la. Estamos numa condição bastante boa, que muitos almejavam poder alcançar, e, como tal, não a podemos desvalorizar.

Por isso é que te digo: aproveita bem estes anos que tens na escola, não só para te formares, mas também para conhecer pessoas e sítios, e, acima de tudo, nunca desperdices esta oportunidade que te foi dada.

João Anis, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário