quarta-feira, 28 de maio de 2014

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca apresenta a obra
“500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso”

 
“500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso” é o título de uma obra que acaba de vir a público, numa edição conjunta do Agrupamento de Escolas e do Município de Ponte da Barca.
A apresentação do título aconteceu na Feira do Livro da Autarquia e contou com a presença de Vassalo Abreu, Presidente da Edilidade, e de Carlos Louro, Diretor do Agrupamento, para além de um número significativo de pessoas que fizeram questão de se associar ao lançamento deste projeto de preservação e valorização da História local.
A sessão decorreu num ambiente festivo, contando com animação musical, a cargo do Rancho Folclórico do Agrupamento, da aluna Beatriz Amorim (5.º E), que interpretou um tema ao piano, e ainda de um coro com alunos dos 5.º E e 7.º C, sob a orientação das professoras de Educação Musical.
Nas suas intervenções, tanto o autarca como o responsável escolar sublinharam as excelentes relações entre a Câmara Municipal e o Agrupamento, uma parceria que – segundo afirmaram – se traduz num trabalho de grande qualidade de que é exemplo a publicação desta obra que assinala os 500 anos do Foral da Terra da Nóbrega, outorgado a 24 de outubro de 1513, e do Foral de Lindoso, com data de 5 de outubro de 1514.
Para Carlos Louro, “a história local não pode ser indiferente aos alunos que queremos formar”. Daí que seja “muito importante dar a conhecer às gerações mais jovens a história da sua terra. Das suas origens. Das suas gentes! Na escola. Local onde as crianças e os jovens passam a maior parte dos seus dias. Local de partilha de experiências, emoções e conhecimento”.
Vassalo Abreu, por sua vez, destacou a colaboração do Agrupamento de Escolas que muito contribuiu para o desenvolvimento de ações que ultrapassassem a mera evocação histórica destes cinco séculos de carta de Foral.
Trata-se de atividades que “enriqueceram estas comemorações e marcaram, decisivamente, os quinhentos anos do reconhecimento administrativo, cultural e político do território de Ponte da Barca”, pelo que concluiu com um bem-haja ao Agrupamento, ao seu Diretor, professores, alunos e demais profissionais de ensino envolvidos, “por serem parceiros fundamentais em muitos momentos da nossa história coletiva”.

 
Valorização da História local
O livro abre com o capítulo “A Terra da Nóbrega na Viragem de Quinhentos”, um estudo de Luís Arezes que pretende ser um convite para uma visita aos marcos mais significativos da História local, desde as origens, até ao início do séc. XVI.
Segue-se o guião do documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”, da autoria de Luís Arezes e de Pedro Cerqueira, e a divulgação da gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega” e respetiva memória descritiva, da responsabilidade de Emanuel Cruz.
Apresenta-se, depois, o capítulo “Forais Manuelinos da Terra da Nóbrega e de Lindoso”, assinado pelo Doutor António Matos Reis, reconhecido especialista com vasta obra publicada. Trata-se de um trabalho ao mais alto nível científico, porventura o primeiro estudo rigoroso e pormenorizado sobre estes dois documentos estruturantes do território de Ponte da Barca, cuja reprodução e transcrição, a partir do “Livro dos Forais Novos da Comarca d’Antre Douro e Minho” existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, são facultadas na parte final.
Com a publicação desta obra, o Agrupamento de Escolas deseja proporcionar um contributo à valorização da História e da Identidade locais, tarefa tanto mais importante quanto é verdade que  uma Comunidade precisa de conhecer o rosto daqueles que estruturaram o espaço em que hoje vive, precisa de tomar consciência dos feitos que esses antepassados protagonizaram, precisa de se conhecer, de saber quem é e como chegou até aqui. Em suma, precisa de ter Memória, para se manter viva e conservar a sua Identidade.
Grupo Promotor

Sem comentários:

Enviar um comentário