sábado, 17 de fevereiro de 2024

Alunos mais novos debatem a Inteligência Artificial e o uso seguro da Internet

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou o “Dia da Internet mais Segura” com um conjunto de sessões que mobilizou alunos dos 3.º e 4.º anos e ainda todas as turmas do 2.º Ciclo.

Dinamizadas pelos docentes do Grupo 550 (Informática), em articulação com a Biblioteca Escolar e os respetivos professores titulares, o trabalho decorreu ao longo da primeira quinzena de fevereiro e teve em vista a promoção da Cidadania Digital, alertando para o uso seguro da Internet e para o desafio da Inteligência Artificial (IA), que é o tema deste ano.


De uma forma interativa e com recurso a vídeos, foi abordada a questão da IA – a arte de tornar as máquinas capazes de raciocinar e tomar decisões como seres humanos” – e analisadas algumas das múltiplas situações do nosso quotidiano em que ela se encontra.

A este propósito, salientaram-se as vantagens, mas também os riscos que encerra, tais como a criação de dependência, levando as pessoas a perder capacidades que agora têm, a violação da privacidade e a sua utilização para o mal, como o “deepfake”.

Neste contexto, falou-se dos problemas de segurança e credibilidade das falsas notícias que surgem na Internet, mostrando-se como já é possível construir falsos vídeos com qualidade suficiente para enganar quem não seja capaz de questionar a veracidade daquilo que está a ver.

Outro aspeto sublinhado no diálogo com os mais novos teve a ver com o facto de a IA ainda não possuir qualidades e capacidades humanas, como a empatia, a criatividade e o pensamento crítico.


À conversa veio também o ChatGPT e a necessidade de aprofundar a autonomia e o espírito crítico, comparando sempre várias fontes de informação.

“O ChatGPT sabe muitas coisas e, se for bem usado, pode ajudar-nos. Mas não pode sentir se estamos alegres ou tristes, nem responder a uma piada que lhe dissermos com outra piada, nem muitas outras coisas que só um amigo humano consegue fazer”, eis a mensagem humanista que foi partilhada na parte final da sessão.  

Recorde-se que o “Dia da Internet mais Segura” se assinala na primeira terça-feira de fevereiro de cada ano. Trata-se de um evento marcante que já vai na sua 21.ª edição, sendo, atualmente, comemorado em mais de 180 países e em todos os continentes.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário