quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A CANTIGA É UMA ARMA

"AVANTE, CAMARADA"

A caminho dos 50 anos do 25 de Abril, a edição 18 de “A Cantiga é uma Arma” dedica a sua atenção a uma música muito conhecida, que, nas vésperas da Revolução dos Cravos, era um dos mais populares temas da resistência antifascista. Falamos de “Avante, Camarada”.

Em 1967, Luís Cília, que se encontrava exilado em Paris, compôs esta canção, destinada a ser transmitida pela “Rádio Portugal Livre” (RPL), uma estação em português, criada em 1962, e que emitia em onda curta a partir de Bucareste, na Roménia, funcionando como antena do Partido Comunista Português, que, assim, fazia chegar a território nacional a sua voz, proibida pelo Estado Novo.

“Avante, camarada” foi incluída no disco "Canções Portuguesas", editado em Moscovo pela “Melodia”, sendo os temas interpretados por Luísa Basto, acompanhada pela orquestra “Ecran Azul".

Frequentemente transmitida pela “Rádio Portugal Livre”, a canção tornou-se muito conhecida em Portugal, sendo nas vésperas do 25 de Abril de 1974 um dos mais populares temas da resistência antifascista e uma espécie de segundo hino do Partido Comunista Português.

Segundo Rúben de Carvalho, “após a Revolução dos Cravos, Luísa Basto, regressada a Portugal, gravou nova versão para a editora “Sassetti”, com arranjos e direção de Pedro Osório, refletindo claramente a sonoridade das baladas que haviam celebrizado o programa televisivo "Zip Zip" e conheceriam grande expansão nos anos de 74, 75 e 76.”

A letra da canção “Avante, Camarada” fala, com grande entusiasmo, da resistência e da luta clandestina, da esperança dos que estão prisioneiros ou dos que estão sujeitos à opressão, da alegria que está para chegar.

É um hino de resistência ao fascismo e um hino de crença num futuro melhor, com a chegada do dia em que “o sol brilhará para todos nós!”:

"Ergue da noite, clandestino,

À luz do dia a felicidade

Que o novo sol vai nascendo

Em nossas vozes vai crescendo

Um novo hino à liberdade."

Vamos, então, ouvir – e cantar – “Avante, Camarada”, na sua versão original de 1967, que, entre outros aspetos, se caracteriza por não possuir coros…

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário