sábado, 9 de dezembro de 2023

Promoção das Literacias em Saúde Oral e da Leitura

As crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram em mais um ciclo de sessões de promoção da higiene e saúde orais.

A ação envolveu as 27 salas/turmas a funcionar nas Escolas Básicas Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e foi dinamizada pela Biblioteca Escolar, em articulação com a equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca e ainda a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho (ULSAM).

Com o objetivo da promoção transversal da higiene e saúde orais, da autoestima, bem-estar e saúde mental positiva, e também do gosto pelo livro e pela leitura, o trabalho conheceu um primeiro momento com a Biblioteca Escolar a dinamizar a leitura expressiva das estórias “Pedro e a Pasta de Dentes” e “Amigas Inseparáveis”, da autoria dos 3.º A e 3.º B da EB Diogo Bernardes, no último ano letivo, sob a orientação das professoras titulares Anabela Canossa e Emília Pinto, e que constam do livro digital “SOBE + NA BARCA”, que a BE editou.

Seguiu-se uma animada conversa de educação para a saúde oral, com a enfermeira Alexandrina Rodrigues, da equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, a interagir com os miúdos acerca dos cuidados para manter “dentes fortes, saudáveis e bonitos”.

Ao mesmo tempo, aconteceu também a aplicação de verniz de flúor às crianças da Educação Pré-escolar, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.

O interesse e envolvimento dos miúdos nas atividades constitui um excelente indicador quanto ao seu compromisso na adoção de comportamentos amigos da saúde oral.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário