terça-feira, 12 de dezembro de 2023

 Entrega dos prémios do Concurso de Leitura

Os três melhores desempenhos em cada um dos cinco escalões do Concurso de Leitura 2022/2023 receberam os respetivos prémios, no decorrer de uma sessão que aconteceu no âmbito da programação da Feira do Livro do Município.


Com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponte da Barca, o prémio traduziu-se na entrega de um cheque-livro que os contemplados aplicaram na aquisição de obras à sua escolha, disponíveis na Feira, que esteve patente ao público na Praça da República.

A sessão contou com a presença do Diretor do Agrupamento e da Vereadora da Educação e Cultura, professores e educadoras, assistentes operacionais, familiares e, como é óbvio, dos próprios premiados.

Nas suas intervenções, tanto o Diretor, Carlos Louro, como a autarca, Rosa Maria Arezes, enalteceram o trabalho realizado, felicitando os galardoados, assim como as respetivas famílias e a escola, na pessoa dos professores. 

Os premiados

Organizado em cinco escalões, o concurso 2022/2023 trabalhou, na Educação Pré-escolar, o livro “Poemas para Brincar e Pensar”, de Isabel Pereira Santos, tendo sido apurados os seguintes resultados: crianças finalistas da EB Diogo Bernardes, turma B da EB de Crasto e turma A da EB de Entre Ambos-os-Rios.

No escalão do 1.º Ciclo (“Os Três Desejos”, de Júlio Borges), os premiados foram Sophie Miculis de Souza, do 4.º ano da EB Diogo Bernardes, Mariana Martins Freitas, do 4.º ano da EB de Entre Ambos-os-Rios, e Maria João Araújo, também do 4.º ano da EB de Crasto.

No 2.º Ciclo (“O Menino-Estrela”, de Oscar Wilde), os três melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Tomás Dias Veloso, Joana Paço Gomes e Diogo Sousa Gonçalves, todos do 5.º ano.

Já no 3.º Ciclo – que trabalhou a obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago –, o pódio foi ocupado por três alunas do 8.º ano: Inês Cerqueira, Leonor Imperadeiro Lemos e Paula Esteves Rodrigues da Silva.

Finalmente, no Secundário (“O Acontecimento”, da Prémio Nobel Annie Ernaux), as vencedoras foram três jovens do 12.º ano, atualmente já a frequentar o Ensino Superior: José Pedro Cerqueira, Inês Sofia Batista Bago e Mariana Rafaela Sousa da Silva.

A mobilização para a atividade e a qualidade dos desempenhos dos participantes constituem um bom indicador do impacto positivo da estratégia em curso, tendo em vista o reforço da construção de uma “Escola a Ler”.

Recorde-se que o Concurso de Leitura é uma atividade já com um longo percurso, que resulta de um trabalho conjunto dos Departamentos da Educação Pré-escolar, do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário