Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Os três melhores desempenhos em cada um dos cinco escalões do Concurso
de Leitura 2022/2023 receberam os respetivos prémios, no decorrer de uma sessão
que aconteceu no âmbito da programação da Feira do Livro do Município.
Com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponte da Barca, o prémio
traduziu-se na entrega de um cheque-livro que os contemplados aplicaram na
aquisição de obras à sua escolha, disponíveis na Feira, que esteve patente ao
público na Praça da República.
A sessão contou com a presença do Diretor do Agrupamento e da Vereadora
da Educação e Cultura, professores e educadoras, assistentes operacionais,
familiares e, como é óbvio, dos próprios premiados.
Nas suas intervenções, tanto o Diretor, Carlos Louro, como a autarca,
Rosa Maria Arezes, enalteceram o trabalho realizado, felicitando os galardoados,
assim como as respetivas famílias e a escola, na pessoa dos professores.
Os premiados
Organizado em cinco escalões, o concurso 2022/2023 trabalhou, na
Educação Pré-escolar, o livro “Poemas para Brincar e Pensar”, de Isabel Pereira
Santos, tendo sido apurados os seguintes resultados: crianças finalistas da EB
Diogo Bernardes, turma B da EB de Crasto e turma A da EB de Entre
Ambos-os-Rios.
No escalão do 1.º Ciclo (“Os Três Desejos”, de Júlio Borges), os
premiados foram Sophie Miculis de Souza, do 4.º ano da EB Diogo Bernardes,
Mariana Martins Freitas, do 4.º ano da EB de Entre Ambos-os-Rios, e Maria João
Araújo, também do 4.º ano da EB de Crasto.
No 2.º Ciclo (“O Menino-Estrela”, de Oscar Wilde), os três melhores
desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Tomás Dias Veloso, Joana
Paço Gomes e Diogo Sousa Gonçalves, todos do 5.º ano.
Finalmente, no Secundário (“O Acontecimento”, da Prémio Nobel Annie
Ernaux), as vencedoras foram três jovens do 12.º ano, atualmente já a
frequentar o Ensino Superior: José Pedro Cerqueira, Inês Sofia Batista Bago e
Mariana Rafaela Sousa da Silva.
A mobilização para a atividade e a qualidade dos desempenhos dos
participantes constituem um bom indicador do impacto positivo da estratégia em
curso, tendo em vista o reforço da construção de uma “Escola a Ler”.
Recorde-se que o Concurso de Leitura é uma atividade já com um longo
percurso, que resulta de um trabalho conjunto dos Departamentos da Educação
Pré-escolar, do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar
e a Biblioteca Municipal.
A Organização
Sem comentários:
Enviar um comentário