terça-feira, 5 de dezembro de 2023

CLUBE DE LEITURA

Autora entusiasma os mais novos para o fascínio da leitura

Um grupo de alunos do 2.º Ciclo, que integram o Clube de Leitura da EB Diogo Bernardes, participou numa sessão com Joana Luísa Matos.

Aproveitando a visita da escritora ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, para dinamizar encontros com a Educação Pré-escolar e o 1.º ano, os discentes mostraram interesse em conhecer e conversar com a autora de “As Cinco Ânforas de Ouro” (2015), uma obra que tinha despertado grande interesse entre os leitores.

Foi uma tertúlia emocionante que andou à volta da importância dos cinco valores centrais trabalhados no livro: a amizade, a solidariedade, a esperança, o trabalho e o amor.

Num registo espontâneo e muito próximo, os alunos fizeram perguntas e verbalizaram experiências e sonhos, ambiente a que Joana Luísa Matos correspondeu com a partilha do seu percurso de vida, seja como leitora, seja como criadora/ escritora, seja como profissional da área da saúde.

A mensagem final foi de que, com trabalho persistente e com paixão/ amor, as coisas tornam-se mais fáceis e os sonhos mais ousados podem mesmo virar realidade.

Esta ação – que foi organizada pela Biblioteca Escolar – aconteceu no âmbito da parceria que o Agrupamento mantém com as edições Opera Omnia, com o objetivo de favorecer o gosto pelo livro e pela leitura.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário