quinta-feira, 19 de maio de 2022

Entrega dos Prémios do Concurso de Leitura

Os alunos que ficaram classificados nos três primeiros lugares de cada um dos escalões do Concurso de Leitura receberam os respetivos prémios, no decorrer de uma sessão que aconteceu no âmbito da programação da Feira do Livro do Município.

Com o patrocínio da Câmara Municipal, o prémio traduziu-se na entrega de um cheque-livro que os contemplados devem aplicar na aquisição de obras à sua escolha, disponíveis no certame, que decorre até domingo, no Jardim dos Poetas.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, Diretor do Agrupamento, professores e educadoras, assistentes operacionais, familiares e, como é óbvio, dos próprios galardoados.

Nas suas intervenções, tanto o autarca Augusto Marinho como o Diretor Carlos Louro enalteceram o poder da leitura na formação de cidadãos esclarecidos e felizes, felicitando os premiados, assim como as respetivas famílias e a escola, na pessoa dos professores.

A circunstância foi também aproveitada para dirigir uma palavra de gratidão ao Bibliotecário Municipal, Arsénio Dias, que acaba de passar à situação de aposentado, pela sua vida de dedicação ao livro e à leitura.

Os premiados

Organizado em seis escalões, a edição deste ano letivo apurou os seguintes resultados, na Educação Pré-escolar: turmas A, D e E da Escola Básica Diogo Bernardes (ex aequo), Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios e Escola Básica de Crasto (sala A).

No escalão dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo, os premiados foram Francisco Viana Coelho (2.º ano da EB Diogo Bernardes), Beatriz Lobo (2.º ano da EB Crasto) e Lara Vieira (1.º ano da EB Diogo Bernardes). Por sua vez, no escalão dos 3.º e 4.º anos, os melhores desempenhos foram alcançados por Miguel Ângelo Carvalho (4.° ano da EB Crasto), Marta Esteves Alves (3.° ano da EB Diogo Bernardes) e Valentim Monteiro Cerqueira (4.° ano da EB Diogo Bernardes).

No 2.º Ciclo do Ensino Básico, Francisca Martins Cerqueira (6.º ano) obteve o primeiro lugar, seguindo-se, ex aequo, Simão de Brito Alves (5.º ano) e António Agostinho Cerqueira (6.º ano).

Já no 3.º Ciclo, o pódio foi ocupado, respetivamente, por Leonor Imperadeiro Lemos, Maria João Esteves Pereira e Maria Rodrigues Pereira Rego, todas do 7.º ano, enquanto no Secundário as vencedoras foram Rita Lima Ribeiro (12.º ano), Rita Rodrigues Vilela (12.º ano) e Mariana Rafaela Sousa da Silva (11.º ano).

O Concurso de Leitura é uma atividade já com um longo percurso, que resulta de um trabalho conjunto dos Departamentos da Educação Pré-escolar, do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.  

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário