segunda-feira, 11 de abril de 2022

OPINIÕES DE SEGUNDA

Uma questão de confiança

Numa sociedade que, muitas vezes, gosta de cultivar a aparência, multiplicam-se os enganos e a confiança teima em escassear. O que é uma pena, pois, para Íris Almeida, “todos os enganos são maus”.

Na sua opinião, “os enganos que sofremos todos os dias podem fazer-nos pensar e desejar a "vida perfeita", mas isso não passa de uma ilusão.”

"(...) Todos os enganos são maus."

Os enganos, sejam eles quais forem, são um dos principais motivos para não termos uma sociedade 100% de confiança. Na minha opinião, todos os enganos são maus.

De facto, para mim, ser enganada ou traída pelas pessoas de quem gostamos e em quem confiamos é uma das piores situações que podem acontecer. Apesar da culpa não ser da vítima, a mesma sente-se culpada por não ser "boa" o suficiente e isso é algo que pode afetar a integridade humana da pessoa, fazendo-a duvidar de si mesma.

Já o engano do dinheiro faz as pessoas serem gananciosas e acreditarem que apenas precisam do dinheiro para viver, descartando completamente toda a empatia pelo próximo e levando-as a danificar as relações interpessoais ou até mesmo maltratar, roubar e humilhar alguém apenas por causa do dinheiro que, no fundo, não passa de papel e metal. De facto, a Humanidade dá muito valor aos bens materiais e acha que, tendo a maior quantia de dinheiro, mais poderoso é; por isso é que quanto mais temos mais queremos.

Para terminar, vou abordar um engano que abrange muito os(as) adolescentes da sociedade atual, nomeadamente o engano dos "padrões" da internet. O facto de as redes sociais se terem espalhado pelo mundo inteiro criou uma febre nos adolescentes, mas a pura verdade é que quase nada do que vemos lá é real. Muitos famosos que nós achamos que têm a vida e o corpo perfeitos não passam de uma farsa, pois utilizam aplicações para editar as suas fotos e, assim, passar a imagem do estereótipo perfeito, influenciando os adolescentes a entrarem em dietas malucas para ficarem com o corpo perfeito, o que os faz desenvolver diversas doenças.

Concluindo, os enganos que sofremos todos os dias podem fazer-nos pensar e desejar a "vida perfeita", mas isso não passa de uma ilusão que influencia a sociedade em pleno século XXI.

Íris Almeida, 9.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário