quinta-feira, 28 de abril de 2022

501 da MORTE DE MAGALHÃES

Celebrando um Património da Humanidade

Encontra-se patente ao público, até ao próximo dia 6 de maio, no átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca, a exposição “501 anos da Partida Suprema de Magalhães”.

Organizada pelo Agrupamento de Escolas (Biblioteca Escolar e Plano Nacional das Artes) em parceria com a Câmara Municipal, a mostra foi inaugurada a 27 de abril, dia em que, há 501 anos, o navegador morreu na Ilha de Mactan, nas Filipinas.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, vereadores da maioria, Subdiretor do Agrupamento, Manuel Soares Alves, Presidente da Junta da União de Freguesias de Ponte da Barca, Paço Vedro de Magalhães e Vila Nova de Muía, Vieira da Silva, e ainda de Fernando García Leyenda, de Puerto de Santa Cruz, na Argentina.

A mostra inclui um painel sobre a naturalidade do navegador, um outro sobre o seu percurso de vida, desde a sua chegada a Lisboa, em 1492, até às suas viagens pelo Oriente ao serviço de Portugal e à sua ida para Sevilha, em 1517, um terceiro sobre a viagem da “Armada das Molucas” e um último painel sobre o legado civilizacional do grande navegador.

Com esta iniciativa, pretende-se preservar e divulgar a vida e a obra de Magalhães, dando a conhecer, de uma forma simples, o enorme impacto científico da sua expedição e o Património notável que constitui a sua herança.  

Biblioteca Escolar


Sem comentários:

Enviar um comentário