segunda-feira, 4 de abril de 2022

OPINIÕES DE SEGUNDA

Uma nova globalização

O mundo tornou-se uma “aldeia global” e a problemática da globalização é um dos temas incontornáveis dos nossos tempos, com muitas vantagens, mas também com inúmeros perigos.

Na opinião de João Sousa, “poderia e deveria funcionar de outra maneira, mais igualitária, de tal forma que todos, a nível planetário, pudessem usufruir das suas vantagens.”

Eis um nobre desafio, “ainda mais agora, por causa dos efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia.”

"O segredo está no equilíbrio e num apurado sentido de justiça."

O tema da globalização é frequentemente discutido e levanta opiniões divergentes, ainda mais agora, por causa dos efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia.

Com o aparecimento de novas tecnologias de transporte e de comunicação, as relações entre os países/ povos estão cada vez mais interativas, tendo-se reduzido o tempo e a distância. Daí dizer-se que a globalização é a integração global da sociedade, da política, da economia e da tecnologia.

Como qualquer outro tema, a globalização tem vantagens, mas também perigos. Por um lado, promove, por exemplo, a inovação tecnológica e, favorecendo a competitividade, contribui para a diminuição dos preços e para o reforço da qualidade. Por outro, pode também aumentar as desigualdades e a destruição do meio ambiente.

Na minha perspetiva, a globalização tem grande importância nos dias de hoje e é uma realidade inevitável. É verdade que que tem os seus pontos negativos, por vezes geram-se dependências excessivas e perigosas, muitas pessoas são excluídas deste mundo e outras vivem tão fascinadas com as novas tecnologias que até se esquecem que devem dar um tempo a elas próprias e às pessoas das suas relações. Mas o segredo está no equilíbrio e num apurado sentido de justiça.

Concluo afirmando que, apesar de favorecer muitas desigualdades, a globalização possui, realmente, muitos benefícios. Mesmo tendo o privilégio de participar e beneficiar deste mundo, acredito que poderia e deveria funcionar de outra maneira, mais igualitária, de tal forma que todos, a nível planetário, pudessem usufruir das suas vantagens.

João Sousa, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário