“Memorial
do Convento”
é uma
reescrita subversiva da História oficial
- defende Cândido Martins
A
sessão foi aberta pelo Diretor do Agrupamento, Prof. Carlos Louro, que, depois
de saudar os participantes, apresentou o convidado e realçou a aposta no
fomento e consolidação de aprendizagens, através do recurso aos mais diversos
contextos.
Num
registo sereno, pedagógico e muito assertivo, Cândido Martins começou por
assinalar a feliz coincidência de a iniciativa coincidir com o dia em que passa
o décimo aniversário da morte de José Saramago (18 de junho).
Num
primeiro momento, falou da génese do romance, relevando a vontade do autor de
imortalizar os humilhados e ofendidos que foram escravizados ao longo da
construção do palácio-convento de Mafra.
Em
termos de universo diegético, apresentou a(s) história(s) possíveis,
nomeadamente, a epopeia da construção de um edifício (Poder), a utopia da
construção de uma passarola (Saber) e o enredo de uma relação amorosa (Amor).
A
linguagem e o estilo, com predomínio da liberdade de pontuação e do discurso
direto, num contexto de valorização da oralidade / fala, e a riqueza simbólica
da escrita, presente, por exemplo, nas construções do palácio-convento e da
passarola, nas múltiplas viagens, e no jogo dos nomes, das relações, dos números
e das cores, foram outros tópicos explorados na intervenção.
No
que à temática dominante diz respeito, Cândido Martins afirmou que o romance
apresenta uma visão alternativa do passado, ou seja, uma reescrita subversiva
da História “oficial”, com uma crítica frontal ao poder (régio e religioso) e
uma valorização do ponto de vista dos explorados.
Daí
que, a terminar, o investigador tenha sublinhado tratar-se de um
romance-construção de livre inspiração histórica, uma narrativa intemporal e
alegórica que se afirma como um memorial dos dominados.
Recorde-se
que esta conversa em linha sobre uma obra que faz parte dos conteúdos
programáticos de Português no 12.º ano aconteceu no âmbito da parceria que o
Agrupamento mantém com as edições Opera Omnia e contou com a organização da
Biblioteca Escolar e do Grupo de Português.
A Organização
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