segunda-feira, 15 de junho de 2020


(Dia Mundial d)o Vento e o Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Vento, uma data celebrada desde 2009.
Criada pelo Global Wind Energy Council (GWEC), esta efeméride surgiu com o intuito de relembrar a importância deste recurso e o seu potencial para a produção de energia.

O vento é o movimento do ar, ou seja, o deslocamento de massas de ar em reação às diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões.
Tem uma grande importância para o ambiente e para os ecossistemas, porque permite:
  • O equilíbrio da temperatura;
  • A renovação do ar;
  • A formação de ondas no mar;
  • A polinização anemófila;
  • A produção de energia eólica.
A energia eólica é uma energia renovável gerada através do vento, que não polui o Planeta nem esgota recursos naturais limitados como a água. 
Em maio passado, foi a segunda fonte de geração de eletricidade mais utilizada em Portugal (22%), sendo que a primeira foi a hídrica. Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), 1 milhão e meio de portugueses em Portugal Continental utilizou esta fonte de energia na passada semana de 8 de junho.
O vento é também um fator essencial na movimentação de embarcações e em desportos como o kitesurf, windsurf e parapente.
Na mitologia grega, Éolo é tradicionalmente conotado com a divindade que origina e regula os ventos, que mantinha fechados numa gruta. Daí a designação de energia eólica…
É, também, um nome que designa várias personagens da mitologia grega difíceis de distinguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário