Ler é Saber +
Dando
continuidade à iniciativa “Ler é Saber +”, sete alunos dos 8.º C, D e E
partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 2.º
período.
São depoimentos
sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura,
sob a orientação da docente de Português, Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo
que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de
prazer” (Carlos Drummond de Andrade). E uma ferramenta preciosa que ajuda a estruturar
o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Venham daí mais
depoimentos para partilhar…
Biblioteca
Escolar
A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez
Aconselho esta obra aos meus
amigos, uma vez que é um livro extraordinário, com um enorme significado, que
nos faz perceber que temos de dar atenção ao que nos rodeia, ao que está dentro
de nós. Ao lê-lo, percebi que “…não podemos deixar de pensar na forma como,
muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na
vida.”
Este livro mostra-nos como a
solidão e o sentimento de incompreensão nos pode afetar de uma maneira trágica,
fazendo-nos perder o sentido da vida.
Aqui fica uma das frases que
achei mais bonita: “E percebi que os sorrisos servem para uma data de coisas,
como por exemplo para tapar buracos que aparecem quando o mar das palavras se
transforma em deserto.”
Luna Joana Taveira
Dantas, 8.º D
Chocolate à Chuva, de Alice Vieira
“Este livro conta-nos a história de duas raparigas, Mariana
e a sua melhor amiga, que se ajudam uma à outra, nos bons e nos maus momentos.
Nesta história, Rita (a melhor amiga de Mariana) passa um
mau momento, uma vez que os pais se separam. Porém, ao longo da narrativa,
Mariana ajuda-a a perceber que aquela separação não é o fim do mundo e que
aquele pesadelo vai acabar por passar.
Mariana e Rita vão percebendo que a amizade é o melhor que a
vida nos pode dar e, apesar de haver muitas outras coisas importantes, a
amizade é a base de tudo e que os amigos estão sempre connosco.
Contemplação da Coroa, de Maria Teresa Maia Gonzalez
Este livro fala da infância de Teresa e do momento em que
descobre um homem preso numa cruz com uma coroa estranha na cabeça. Após
indagar sobre as causas deste acontecimento, ela tenta ajudá-lo a sair da cruz,
que tanto o faz sofrer, passando sempre por grandes dilemas nos
quais se tem de enfrentar a sim mesma e às diversas situações que vão
aparecendo, ao longo do tempo.
Aqui ficam algumas das frases que achei mais bonitas: “Não
consegui dizer mais nada, porque os olhos dele estavam cada vez mais brilhantes
e eu sabia que ele nem sequer podia chorar à vontade – só para dentro, como
fazia a Augusta, segundo a Fernanda me tinha contado. E devia ser horrível
chorar para dentro: ficar com o coração cheio de lágrimas, todo molhado e com
frio.”
Diana Gonçalves Fernandes
Gomes, 8.º D
Gangues, de Robert Muchamore
É a história de um rapaz de 8 anos, Dante, que vê a sua
família ser assassinada por quem menos esperava. Depois de ele e a irmã bebé
escaparem à chacina, entram para a Cherub (serviços secretos). Com 13 anos,
Dante vai participar de uma missão com os irmãos Adams onde vai poder vingar a
morte da sua família. Nem tudo se passa como ele esperava e o mau da fita,
cabecilha de um grupo de motards,
escapa mais uma vez, mas James, amigo de missão de Dante, irá, no volume
seguinte, ter a oportunidade de fazer justiça.
Aconselho esta obra aos meus amigos, uma vez que as
personagens são adolescentes envolvidos em missões que adultos não conseguem
resolver. Aborda temas interessantes, tais como um novo
conceito de família (estas crianças perderam as suas famílias, mas encontraram
uma nova no seio da Cherub), a sexualidade nos jovens, a capacidade de tomar
decisões acertadas na idade deles…
Nélson José Sousa da
Silva, 8.º C
O Rapaz do Caixote de Madeira,
de Leon Leyson, Marilyn Harran e
Elizabeth Leyson
“Este livro conta-nos a história de Leon Leyson, um rapaz
judeu, e da sua família.
Durante a 2.ª Guerra Mundial, a Polónia foi invadida pelos
nazis; então, Leon, com apenas com 10 anos, e a sua
família, foram obrigados a deslocar-se para o gueto de Cracóvia, local onde
viviam os judeus.
Antes da invasão nazi, Leon era considerado uma criança
normal, com uma infância feliz. Porém, a guerra veio alterar profundamente a
vida do rapaz que acabou por ser separado da família e foi confrontado com
situações demasiado complicadas para a sua ainda tenra idade.
Alice Moutinho, 8.º C
O Último Grimm, de Álvaro Magalhães
Este livro relata-nos a história de dois irmãos chamados
William e Peter, de catorze e doze anos respetivamente. Quando foram passar
férias à Quinta da Pedra Azul, William apercebeu-se de que conseguia ver
duendes e fadas, mas ninguém lá em casa acreditava nem, ao princípio, o próprio irmão que dizia que “os dois eram um”, de acordo
com o lema que ambos inventaram. Mais tarde, William descobriu que a sua
capacidade de ver criaturas fictícias o tornava num Grimm (“aquele que vê”)!
Aconselho esta obra aos meus amigos, uma vez que, com ele,
aprendi que devemos confiar nas pessoas e na amizade. O espírito de partilha e
a solidariedade foram constantes ao longo do livro. Esta obra ensinou-me também
a acreditar e a valorizar as pequenas coisas da vida. É uma obra repleta de
aventuras transmitidas numa linguagem muito fácil de compreender. A ação é
dinâmica e cativa o leitor.
Nuno Guilherme da Cruz
Varela, 8.º D
Uma Criança Chamada Amor, de Mary MacCracken
“Este livro conta-nos a história de Hannah, uma menina com
distúrbios de aprendizagem, considerada selvagem, pela sociedade, e da sua
professora que, ao contrário das outras pessoas, não a rejeitou, dedicando-se
com todo o amor, carinho e paciência a uma longa e incrível viagem de
recuperação.
Aqui ficam registadas as frases que achei mais bonitas: “-
Vês, Brian? Eu agora não sou estúpida. Não sou retardada. – abriu a porta, veio
cá para fora e afirmou com toda a segurança: - Agora sou amor.”
Carolina Pereira, 8.º E
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