sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Agrupamento de Escolas celebra
500 anos do Foral da Terra da Nóbrega

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinala, ao longo da semana de 21 a 25 de outubro, a passagem dos 500 anos da outorga por D. Manuel I do Foral da Terra da Nóbrega.
Para celebrar tão importante efeméride, o Agrupamento preparou um conjunto de atividades abertas à comunidade que, nos mais diversos suportes e linguagens, procura valorizar a história e a identidade locais, recuperando os aspetos mais relevantes da Terra da Nóbrega ou Concelho de Ponte da Barca, no início do séc. XVI, mais precisamente, a 24 de outubro de 1513, data da outorga.
Assim, no dia 21, segunda-feira, pelas 10 horas, é aberta, no átrio do bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, a exposição “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, da autoria da Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo de Artes Visuais.
No dia seguinte, às 12 horas, acontece, no auditório do Polo 1, a apresentação do documentário “Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo”, produção de Pedro Cerqueira e Luís Arezes, e da gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, de Emanuel Cruz.
Para a quarta-feira, às 10,30 horas, no auditório do Polo 1, está agendado um colóquio com o Doutor António Matos Reis, que vai desenvolver o tema “Ponte da Barca à época do Foral Novo”.
O Dia do Município de Ponte da Barca e data da outorga do Foral – 24 de outubro – fica assinalado com um grande evento de cariz desportivo, nem mais nem menos do que o Corta Mato Escolar, que, à semelhança de edições anteriores, vai decorrer na zona do Choupal, junto ao rio Lima.
A semana encerra com a realização de um a sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, agendada para as 10,30 horas de sexta-feira, no auditório do Polo 2.
A Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca convida a comunidade barquense a associar-se a estas celebrações, participando nas diversas atividades, que contam com o patrocínio da Câmara Municipal.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário