segunda-feira, 21 de outubro de 2013

500 anos da outorga do "Foral da Terra da Nóbrega"

Exposição Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…

 
O átrio do bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca acolhe, ao longo desta semana, uma exposição intitulada “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”, da autoria da Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo de Artes Visuais.
A mostra – cuja abertura contou com a presença de Rosa Maria Arezes, deputada e docente do Agrupamento, de João Faria, em representação da Autarquia, dos membros da Direção e do Presidente do Conselho Geral, entre outras pessoas – propõe uma viagem pelos marcos mais relevantes da História da Terra da Nóbrega, desde as origens, até ao início do séc. XVI.
Assinalada é a progressiva afirmação da localidade “Barca” até passar a ser conhecida por “Ponte da Barca” e se transformar na “capital do Reino”, entre 7 e 30 de outubro de 1386, altura em que aqui assentou arraiais D. João I e a sua numerosa comitiva de cerca de duas mil pessoas.
A origem e os limites da Terra da Nóbrega, o castelo da Nóbrega (termo de origem celta que significa “local fortificado”), o castelo do Lindoso, os mosteiros românicos de São Salvador de Bravães, de São Martinho de Crasto e de Santa Maria Virgem de Vila Nova de Muía, e ainda a referência a um conjunto de figuras ilustres da Terra que muito contribuíram para a sua grandeza e para a glória da Pátria são alguns dos quadros que dão corpo à exposição.

Outras atividades
durante a semana
Esta iniciativa do Agrupamento de Escolas surge no âmbito do programa alargado de comemoração dos 500 anos da outorga do Foral da Terra da Nóbrega.
Amanhã, às 12 horas, acontece, no auditório do Polo 1, a apresentação do documentário “Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo”, produção de Pedro Cerqueira e Luís Arezes, e da gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, de Emanuel Cruz.
Para a quarta-feira, às 10,30 horas, no auditório do Polo 1, está agendado um colóquio com o Doutor António Matos Reis, que vai desenvolver o tema “Ponte da Barca à época do Foral Novo”.
A semana encerra com a realização de um a sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, agendada para as 10,30 horas de sexta-feira, no auditório do Polo 2.
A Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca convida a comunidade barquense a associar-se a estas celebrações, participando nas diversas atividades, que contam com o patrocínio da Câmara Municipal.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário